Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Comissão científica divulga lista de minicursos para Seminário Nacional Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

A Comissão Científica do Seminário Nacional Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento tem o prazer de divulgar a relação de minicursos aprovados e a serem realizados durante o evento (em locais a serem divulgados brevemente):
MINICURSO 01

TEMA: A POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL E A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL
MINISTRANTE: Drª. Rosângela Marques (Doutora em Serviço Social e Profª. do Depto. de Serviço Social/UFS)
EMENTA: Aspectos históricos da política de saúde no Brasil: gênese e desenvolvimento. Os parâmetros de atuação do assistente social na área da saúde.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30
MINICURSO 02

TEMA: ACESSIBILIDADE: UM INSTRUMENTO PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
MINISTRANTE: Thaislanne Rodrigues S. de Oliveira (Bacharela em Serviço Social/UNIT)
EMENTA: Introdução sobre Acessibilidade; Conceitos gerais sobre barreiras existentes na sociedade; Contextualização de Inclusão Social e Deficiência; Direitos Humanos: Iguais na Diferença – PcD; Tipos de Deficiências; Símbolos internacionais de identificação da Pessoa com Deficiência; Aparato legal para as Pessoas com Deficiência; Diferenciação da expressão “Portadores com Deficiência” para “Pessoas com Deficiência”; Discriminação de Pessoas com Deficiência; Espaços de Apoio e Denúncia; Problematização do contexto social das Pessoas com Deficiência.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30
MINICURSO 03
TEMA: ANÁLISE DE CONJUNTURA
MINISTRANTE: Msc. Nelmires Ferreira da Silva (Mestre em Geografia e Profª. da Universidade Tiradentes)
EMENTA: Conceitos e abordagens de conjuntura; Fundamentos teóricos e métodos para análise de conjuntura; Conjuntura e estrutura. Análise de conjuntura com instrumento para investigação e intervenção profissional do assistente social.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30
MINICURSO 04
TEMA: ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA POPULAR, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS
MINISTRANTES: João Ezequiel (Membro do NAJUP/PE e Graduando em Direito/UFPE) / Lucas Santos de Matos (Membro do JUCA/SE e Graduando em Direito/UFS)
EMENTA: Conceitos e concepção de Direitos Humanos; O que é Direito; Extensão Universitária e Assessoria Jurídica Universitária Popular; Educação; Movimentos sociais e democracia; A importância das organizações populares para a consolidação da democracia movimento estudantil.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30
MINICURSO 05
TEMA: CONTROLE SOCIAL COMO ESPAÇO DE ATUAÇÃO PARA O ASSISTENTE SOCIAL
MINISTRANTE: Msc. Catarina Nascimento de Oliveira (Mestre em Serviço Social e Profª. do Depto. de Serviço Social/UFS)
EMENTA: Significado de controle social. Princípios legais. Papel dos conselhos no âmbito da política social. Participação social e cidadania. Atribuições do profissional de Serviço Social nos espaços de controle social.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30
MINICURSO 06

TEMA: CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA E DILMA
MINISTRANTE: Drª. Tereza Cristina Santos Martins (Doutora em Serviço Social e Profª. do Depto. de Serviço Social/UFS)
EMENTA: Fundamentos da criminalização da pobreza; criminalização da pobreza no Brasil contemporâneo; criminalização da pobreza nos governos Lula e Dilma.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30
MINICURSO 07

TEMA: DEMOCRACIA, MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA E O PAPEL DA JUVENTUDE
MINISTRANTES: Erick Feitosa (Graduando em Pedagogia/UFS e militante do Levante Popular da Juventude) / Thiago Santana (Graduando em Direito/UFS e militante do Levante Popular da Juventude)
EMENTA: Contexto histórico (Pré-Ditadura); Violações de Direitos Humanos e as seções de torturas; Direito à memória, à verdade e à justiça; Democracia e o papel da juventude; Juventude e os escrachos em defesa da Comissão da Verdade, Memória e Justiça.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30
MINICURSO 08

TEMA: DIREITOS HUMANOS E O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL
MINISTRANTES: Drª. Clarissa Andrade Carvalho (Doutora em Serviço Social e Profª. do Depto. de Serviço Social/UFS) / Msc. Yanne Angelim Acioly (Mestre em Políticas Públicas e Sociedade e Profª. do Depto. de Serviço Social/UFS)
EMENTA: Apreensão histórico-crítica da dinâmica dos direitos humanos na realidade social. O sujeito de direito e a ação de promoção e proteção dos direitos humanos para a construção de uma cultura emancipatória. Direitos humanos como estratégia de efetivação da direção ético-política posta no Código de Ética Profissional do Serviço Social.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30
MINICURSO 09

TEMA: MÍDIA, DIREITOS HUMANOS E LIBERDADE DE EXPRESSÃO
MINISTRANTES: Paulo Victor Melo (Jornalista, Mestrando em Comunicação e Sociedade/UFS e Coordenador-Executivo do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social) / Ana Carolina Westrup (Publicitária Especialista em Comunicação e Novas Mídias e Associada do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social)
EMENTA: Direitos Humanos, os meios de comunicação privado-comerciais; Desrespeitos e violações aos Direitos Humanos; Programas de humor que incentivam práticas contra homossexuais; Quadros de entretenimento que colocam a mulher como um produto a ser comprado; Novelas que reservam aos negros papéis secundários na vida social e idosos como pessoas dependentes e que incomodam a rotina dos familiares; Programas policiais que expõem jovens negros e pobres como criminosos.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30
MINICURSO 10

TEMA: TERRITÓRIO, DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
MINISTRANTES: Msc. Magaly Nunes de Gois (Mestre em Educação, Profª. Substituta do Depto. de Serviço Social/UFS e Especialista em Políticas Públicas/UFS e Serviço Social/UNB-CFESS)
EMENTA: Território. Territorialidade. Abordagem e enfoque territorial. Desenvolvimento territorial e políticas públicas. Territórios sergipanos.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30
MINICURSO 11

TEMA: VIOLÊNCIA E RELIGIÃO
MINISTRANTES: Msc. Kátia Maria Araújo (Mestre em Sociologia e Profª. da Universidade Tiradentes) / Drª. Vânia Fonseca (Doutora em Geografia/Planejamento Regional e Profª. da Universidade Tiradentes) / Samyle Regina Matos Oliveira (Graduanda em Direito/UNIT)
EMENTA: Breve história das religiões, Igreja católica e relações de poder. O uso da violência em nome da religião. Brasil, país laico? A influência do Direito Canônico e do Direito Romano no Código Civil Brasileiro. Requisito para criação de novas religiões no Brasil; Função da religião nas diferentes sociedades. Globalização, imediatismo e religião. Violência e Religião no mundo globalizado.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br