Conselheiros/as do CRESS/SE reúnem-se com assistentes sociais e psicólogos/as do TJSE

Reunião
Foto: CRESS/SE

Na manhã do último sábado (14), estiveram reunidos na Sede Cultural do Sindicato dos Trabalhadores/as do Tribunal de Justiça de Sergipe (SINDIJUS), assistentes sociais e psicólogos/as do TJSE, representantes do SINDIJUS e os conselheiros/as do CRESS/SE Paulo Félix, Gilvan Tavares e Analice Soares. Na oportunidade foram discutidos vários encaminhamentos quanto à discussão acerca da atuação dos referidos profissionais no Poder Judiciário, o que remete à pauta de condições de trabalho e parâmetros para atuação.

Para o conselheiro-presidente do CRESS/SE, Paulo Félix, “trata-se de um trabalho que integra o conjunto de ações que a Gestão ‘Ousar, Lutar e Avançar’ já vem realizando, apesar do pouco tempo de posse. Isso demonstra o empenho desse coletivo em avançar no fortalecimento do projeto profissional, democratizando as discussões e construindo, com a categoria, propostas de potencialização das ações profissionais. Não assumimos um compromisso apenas de campanha, mas um compromisso para os três próximos anos de gestão, e é importante que a categoria possa participar desses espaços que se constituem em momentos de orientação e fiscalização do exercício profissional, estando em consonância com as funções precípuas do nosso Conselho”.

Destaca-se que nos últimos anos o Conjunto CFESS/CRESS tem intensificado o debate sobre a atuação dos/as assistentes sociais no campo sócio jurídico. “Esse momento é histórico, tanto para o Serviço Social como para organização do conjunto da classe trabalhadora. Estamos sintonizados dentro do mesmo objetivo, que é construir uma prática profissional no âmbito de um debate crítico na defesa do nosso Código de Ética e o CRESS/SE vem exercendo um papel importante, não só contribuindo para o debate, mas fortalecendo o nosso poder de negociação dentro do Poder Judiciário”, afirmou a assistente social Angela Bezerra.

Reunião 1
Foto: CRESS/SE

É importante enfatizar, ainda, a articulação com o SINDIJUS nesse processo, tendo em vista o fortalecimento, não só da categoria dos/as assistentes sociais, mas do conjunto dos trabalhadores/as que atuam nesse campo profissional. A esse respeito, a representação do SINDIJUS, o diretor Plínio Pluguiesi ressaltou que “a presença dos Conselhos nos debates sobre o exercício profissional dentro do TJSE traz um peso que ultrapassa a capacidade do Sindicato, porque este representa os trabalhadores, mas o Conselho traz para a discussão toda a sua bagagem teórica e intelectual que vai trazer lógica para os nossos argumentos nos debates que teremos perante a gestão”.

Esse é o sentimento compartilhado pelos conselheiros/as do CRESS/SE e diretores do SINDIJUS, Gilvan Tavares e Analice Soares, que entendem que trata-se de um momento bastante produtivo para a categoria, cujos resultados já podem ser percebidos nas ações desenvolvidas em conjunto e cuja expectativa é de um fortalecimento maior das lutas desses/as profissionais.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 02/08, às 10h, na Sede Cultural do SINDIJUS.

Ações como essa, de orientação e fiscalização, continuam a se intensificar em defesa da categoria e pelo fortalecimento do projeto profissional em Sergipe.