CRESS recebe representantes do CFESS em dois dias de reuniões

O Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe (CRESS/18ª região) recebeu nos dias 15 e 16 de fevereiro, representantes do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) de Brasília/DF, para uma série de debates sobre fiscalização e funcionamento dos CRESS’s de todo o Brasil e sobre as dificuldades do assistente social no país.

Durante os dois dias de visita, foram levados ao debate questões como dificuldade sobre atuação e funcionamento do CRESS, assuntos jurídicos (rotina do CRESS), dúvidas sobre questões administrativas, sobre resoluções, políticas de fiscalização, denúncias éticas e procedimentos cabíveis.

Estiveram presentes durante os dois dias de debates, a presidente do CFESS, Sâmia Rodrigues e as Conselheiras Maria Elisa dos Santos e Kátia Regina Madeira e membros da diretoria do CRESS.

Nas reuniões, a diretoria expôs aos representantes do CFESS as resoluções e estrutura de funcionamento do CRESS. Foi apresentada pelas agentes fiscais Lilian da Silva e Roberta Kelly, o esquema de fiscalização realizado pelo CRESS, quando há denúncia de profissionais do serviço social e a luta pela melhoria da qualidade de trabalho do assistente social em Sergipe.

Já por parte da diretoria, foi explanado um balanço das ações da gestão em 2012, tais como conquistas e principais dificuldades. Um dos principais pontos positivos foi a intensificação das visitas aos órgãos e empresas que empregam assistentes sociais.

Com a fiscalização, órgãos como o Tribunal de Justiça de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Aracaju, por exemplo, tiveram crescimento no índice de profissionais concursados.  O serviço de táxi, disponibilizado às agentes fiscais, também facilitou e aumentou o número dessas visitas, trazendo uma maior regularidade nas fiscalizações.

Foram debatidas também, possíveis mudanças no processo administrativo do CRESS, que devem trazer melhorias ao assistente social e ao Conselho. As deliberações resultantes desses debates serão divulgadas após o Pleno, que acontecerá no próximo sábado, 23.

Importância do debate entre CRESS e CFESS

O CFESS realiza, desde o ano de 2012, visitas em Conselhos Regionais espalhados pelo país. O projeto, de nome “CFESS na Estrada”, já visitou 7 cidades e a presidente do órgão, Sâmia Rodrigues, destaca a importância do contato direto com as diretorias regionais, “Essas visitas aos CRESS’s são muito importantes, porque além de orientação, há também um estreitamento das relações políticas da diretoria do CFESS com os Conselhos Regionais. Nas conversas, descobrimos dificuldades, mas também vários avanços e potencialidades na nossa ação em defesa da profissão e no projeto de sociedade diferente que a gente acredita estar construindo”.

A presidente do CRESS Sergipe compartilha da opinião de Sâmia e reafirma o ganho da troca de informações entre CFESS e CRESS. “Acho que é de extrema importância esse momento de aproximação entre CRESS e CFESS, onde é feito o levantamento que o CFESS faz da atuação dos CRESS’s do Brasil. É um processo de aprendizado muito grande, onde a gente consegue perceber a dimensão que é gerir uma entidade autárquica”, Vera Núbia Santos.