Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

CRESS-SE REALIZA A ÚLTIMA ASSEMBLEIA GERAL DO ANO DE 2013 COM A DISCUSSÃO DE TEMAS IMPORTANTES PARA A CATEGORIA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS

IMG_2008Na manhã da última quarta-feira, 20/11, foi realizada, no auditório do SINDIJUS-SE, a última Assembleia Geral do CRESS-SE, do ano de 2013. A Assembleia foi convocada pelo Regional sergipano com ampla e prévia divulgação, através de publicação em jornais de grande circulação no estado, bem como, a partir de seu site institucional, boletins quinzenas (e-mails) e redes sociais. A Assembleia também foi marcada por ser a última ordinária realizada pela gestão “Unir Forças para Avançar nas Lutas”, que se encerra em maio do próximo ano.

Iniciada em segunda chamada, às 10 horas, a Assembleia Geral do CRESS-SE contou com um bom número de profissionais presentes e teve como pontos de pauta: 1 – Informes; 2 – Repasse do 42º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS; 3 – Apresentação da Proposta Orçamentária 2014; 4 – Anuidade 2014; 5 – Instituição da Comissão Eleitoral para o triênio 2014-2017; 6 – O que ocorrer.

A presidente Vera Núbia, então, saudou a todos os profissionais presentes e destacou a importância daquele momento e espaço, dando início aos trabalhos, abrindo a Assembleia para os informes da gestão e daqueles trazidos pela base da categoria. Dentre os principais informes registrados naquela manhã, foi feito o registro, por parte do conselheiro e 2º secretário do CRESS-SE, Júlio César Lopes de Jesus, acerca do lançamento oficial do novo site do CRESS-SE, onde o conselheiro destacou a funcionalidade e facilidade no acesso de informações, com links específicos, maior interatividade, espaço para denúncia, vídeos, entrevistas, publicações de artigos, eventos, espaço de transparência (onde constam as informações financeiras do CRESS-SE), documentações necessárias, emissão de boleto de anuidade e segunda via, links para o CFESS, ABEPSS e ENESSO, dentre outras informações importantes. A iniciativa foi bem avaliada pelos profissionais presentes, os quais parabenizaram a gestão pela iniciativa e aprovaram o novo site do CRESS-SE.

Conselheiro Paulo Roberto Em seguida, o conselheiro Paulo Roberto Félix dos Santos, adentrou no segundo ponto de pauta, fazendo o repasse do 42º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, realizado em setembro do corrente ano, na cidade de Recife-PE, reafirmando o compromisso da atual gestão do CRESS-SE em ter levado a maior delegação de que se teve registro do nosso Regional (09 pessoas ao todo), tamanho a importância do evento e dos temas que lá seriam debatidos. Destacou ainda o avanço nas novas metodologias do evento, os debates e mesas centrais, a exemplo da análise da conjuntura nacional dos movimentos de junho e julho em 2013, que eclodiram por todo o país, além do debate acerca da legalização e descriminalização do uso de drogas no Brasil. Também fez menção às principais temáticas debatidas nos Eixos (Fiscalização, Ética, Formação Profissional, Seguridade, Relações Internacionais, Administrativo-Financeiro e Comunicação).

IMG_2023Logo após, a conselheira e 1ª Tesoureira do CRESS-SE, Ana Caroline Trindade, apresentou a Proposta Orçamentária do CRESS-SE para o ano de 2014, explicou os investimentos anteriores que a atual gestão vem realizando, a exemplo da aquisição de móveis e equipamentos eletrônicos e de informática, contratação de pessoal e serviços, realização de eventos para a categoria, etc., para atender às atuais necessidades do CRESS-SE, destacando também o que a atual gestão do CRESS/SE ainda planeja executar, até o final da gestão. “Só para se ter uma idéia, vamos precisar fazer uma mudança do atual imóvel para um bem melhor, que proporcionará uma grande melhoria no atendimento dos profissionais e demais pessoas da sociedade que buscam o CRESS-SE, tendo que realizar adequações neste imóvel e uma reforma no atual prédio em que nos encontramos, além dos investimentos na identificação visual do Regional e da organização dos setores administrativos, com mobiliário, divisórias, entre outras melhorias”, explicou a Tesoureira Ana Caroline Trindade. A conselheira também explicou que a Proposta Orçamentária também estará disponível no site do CRESS-SE.

Dando continuidade ao assunto das finanças do CRESS-SE, a Conselheira Presidente, Vera Núbia Santos, pôs em IMG_2016discussão a pauta da Anuidade 2014, analisando os patamares mínimos e máximos estabelecidos pelo Conjunto CFESS/CRESS para esta anuidade em todo o país, bem como a orientação de que, no mínimo, houvesse o reajuste da inflação do período, que ficou em cerca de 6,5%, o que elevaria o atual valor da anuidade, de R$ 230,00 para R$ 240,80. Todavia, a proposta da atual gestão do CRESS-SE, em virtude da Proposta Orçamentária e das melhorias e serviços que precisam ser feitos pelo Regional para fortalecer a fiscalização, a qualidade dos serviços e investimentos continuados, bem como, com a melhoria constante no atendimento aos profissionais, foi de um aumento para R$ 350,00 (trezentos e cinquenta Reais), um aumento de apenas R$ 9,20 (nove Reais e vinte centavos), conforme sinalizou a conselheira presidente, necessários para a realização do que se pretende para 2014. Abrindo a pauta para o debate, houve apenas uma proposta de que apenas fosse feito o reajuste da inflação onde, mesmo reconhecendo-se as necessidades do CRESS-SE, legítimas, permaneceu-se esta contra proposta. Após as intervenções favoráveis e contrárias de alguns profissionais presentes, as propostas foram colocadas em votação, sendo a proposta da gestão do CRESS-SE, de R$ 350,00, vencedora com maioria de votos.

IMG_2015Por fim, como último ponto de pauta, foi discutido o importante tema das Eleições do Conjunto CFESS/CRESS, que ocorrerão no próximo ano (2014), onde serão eleitas as novas gestões do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Serviço Social em todo o Brasil. Neste sentido, é necessário eleger as pessoas que farão parte da Comissão Eleitoral. Foi explicado que os membros desta comissão não poderão ser candidatos, nem parentes de candidatos e que ainda devem estar com registros no CRESS ativos e em dia com suas obrigações junto ao Regional. Da atual gestão, e que não continuaram na nova gestão que se iniciará em 2014, foram indicados os nomes dos conselheiros Clousevânia Marinho e Júlio César Lopes e, dos profissionais da base presentes, indicaram os seus nomes as profissionais Ticiane Pereira dos Santos e Edlaine da Silva Sena.

A Assembleia Geral terminou com o agradecimento da conselheira Presidente, Vera Núbia Santos, em nome de toda a gestão do CRESS-SE, pela presença e contribuição dos presentes, reafirmando, assim, o compromisso da atual gestão em fortalecer as ações do CRESS-SE, a imagem a a importância da profissão de Serviço Social em nosso estado.

CRESS-SE: Gestão “Unir Forças para Avançar nas Lutas” (2011/2014)