CRESS/SE participa da Conferência Nacional de Assistência Social

001Representando o Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe (CRESS/SE), o conselheiro tesoureiro José Aloisio dos Santos Júnior participou de um momento histórico na política pública de Assistência social no Brasil: A Conferência Nacional de Assistência Social. A conferência, que ocorreu de 07 a 10 de dezembro, teve como tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.

Assim como ocorreu em todo o processo de conferências municipais e estaduais, a nacional teve o objetivo de construir diretrizes e metas para o plano decenal 2016/2026. Neste sentido, o evento contou com uma plenária bastante representativa, com a presença de gestores públicos, entidades socioassistenciais, trabalhadores do SUAS e usuários da política pública de Assistência Social. “Uma plenária compromissada com o futuro da assistência social, em meio à crise política, na qual todos em sua só voz por diversas vezes defenderam a democracia, dizendo não ao golpe contra a Presidente da República”, avaliou o conselheiro Aloísio Júnior.

Um dos destaques da Conferência se deu no que diz respeito à sua nova composição, que passou a ser de 25% de gestores, 25 % de trabalhadores do SUAS, 25 % das entidades a socioassistenciais e 25 % de usuários do SUAS, garantindo assim a ampliação da participação da sociedade civil.

Entre os temas debatidos esteve também o piso salarial do Assistente Social. Assim, a plenária aprovou uma proposta que garante o piso salarial do Assistente Social, além de moções relacionadas ao assunto. Também foi aprovada a ampliação das verbas para a execução dos serviços e a ampliação do número mínimo de de profissionais persentes nas equipes de referência. “A conferência foi muito positiva e mostrou o comprometimento dos Trabalhadores do SUAS na efetivação desta política e na garantia dos direitos do usuários do SUAS”, resumiu o delegado da conferência e conselheiro do CRESS/SE, Aloísio Júnior.

Homenagem: 10 anos do SUAS

No dia 09, o representante do CRESS/SE participou ainda da sessão solene em Homenagem aos 10 anos do SUAS no Congresso Federal. Na ocasião, deputadas federais, a exemplo de Benedita da Silva, Ângela Albino e Moema Gramacho, chamaram a atenção para os prejuízos causados aos cortes de recursos na assistência social e destacaram a atuação dos assistentes sociais.