CRESS/SE REALIZA A SUA SEGUNDA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO ANO DE 2011

Além das pautas acerca da Proposta Orçamentária e Valor da Anuidade para 2012, foram discutidos temas relevantes de esclarecimento para a categoria.

Realizada na manhã da segunda-feira, 21 de novembro, no auditório da Secretaria Estadual e Inclusão e Desenvolvimento Social (SEIDES), a segunda Assembleia Geral do CRESS/SE trouxe para a categoria a discussão de algumas temáticas que estão relacionadas ao ano de 2012 e aos novos desafios que a gestão “Unir Forças para Avançar nas Lutas” está se propondo a realizar.

Retorno

A Assembleia foi marcada pelo retorno da Presidente eleita do CRESS/SE, a Assistente Social e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (DSS/UFS), Vera Núbia Santos, após o seu afastamento por seis meses, em virtude de licença maternidade.

Presidente Vera Núbia e Vice-presidente Ana Paula Leite

A presidente Vera Núbia, então, saudou a todos os profissionais presentes e destacou a importância daquele momento e espaço e deu início aos trabalhos, passando a fala à Vice-Presidente do CRESS/SE, a Assistente Social Ana Paula Leite, que fez um breve, mas, rico balanço crítico dos primeiros seis meses de gestão à frente do CRESS/SE e dos novos desafios que estão por vir. Ressaltou o zelo desta gestão com as contas do conselho, com a parte administrativa e com ações que visaram ao fortalecimento da categoria e da identidade da base profissional com o seu conselho.

Balanço

Em seguida, o conselheiro Júlio César Lopes apresentou alguns slides utilizamos os questionários de implementação e melhoria na nova gestão do CRESS/SE, com uma amostra representativa de profissionais que estiveram presentes na primeira Assembléia Geral Ordinária, realizada em agosto deste ano. Os dados apresentados foram sistematizados em gráficos, sendo analisados e discutidos junto à categoria presente nesta Assembléia.

Mesa Diretora
O conselheiro Júlio César indicou ainda que, “Em relação à atual gestão do CRESS/SE, chama a atenção a expectativa/impressão positiva que possui a mesma sob a base da categoria, onde 70% dos respondentes lhe atribuíram nota máxima (Muito Boa), 21% Razoável e 9% outras, não obtendo nenhuma nota em relação aos conceitos de “pouco satisfatória” e “não satisfatória“. Ainda foi apresentado pelo conselheiro os resultados em relação ao movimento realizado no dia 30 de agosto de 2011, pelo conjunto CFESS/CRESS, em nível nacional, em defesa das 30 horas e do cumprimento da lei 12.317/10.

Anuidade

Logo após a conselheira Ana Caroline Trindade discutiu acerca do primeiro ponto de pauta da Assembléia Geral, que foi acerca do Orçamento do CRESS/SE para as ações de 2012.

Mesa Diretora

Ana Caroline explicou os investimentos anteriores que vinham sendo feitos em outras gestões e destacou o que a atual gestão do CRESS/SE está planejando para este regional.

“Só para se ter uma ideia, os investimentos pretendidos para a fiscalização profissional, no ano de 2012, são cerca de seis vezes maior do que o previsto para 2011, o que fortalecerá ainda mais a função precípua do CRESS”, reforçou a conselheira. No total, o orçamento salta de R$ 366.550,00 (trezentos e sessenta e seis mil, quinhentos e cinquenta reais) para R$ 644.000,00 (Seiscentos e quarenta e quatro mil reais), dobrando, assim, o que se pretende investir em 2012 em relação a 2011. Sobre o segundo ponto de pauta da Assembleia, a conselheira Ana Caroline também apresentou o novo valor calculado e defendido pelo CRESS/SE para a anuidade no exercício de 2012. A conselheira então explicou que, para o ano de 2012, o CRESS/SE não estaria apresentando uma proposta de aumento, mas sim, um reajuste mínimo no valor da anuidade que visaria, tão somente, a correção de 6,5%, correspondente à correção da inflação. Conforme informado, o valor da anuidade, com esta correção, daria para manter a proposta orçamentária para 2012. O valor da anuidade, então, sairia dos atuais R$ 250,00 para R$ 265,00, tendo R$ 15,00 de reajuste em seu valor.

Políticas e Estratégias

Após a apresentação dos números e propostas do CRESS/SE, foi aberta a fala para os profissionais presentes e, depois de observarem o que fora apresentado até então, as ações da atual gestão do CRESS/SE, bem como, as

Profissionais

atividades planejadas para 2012, alguns profissionais pediram a palavra para elogiar as iniciativas do CRESS e afirmar que, diante de tal trabalho, seria possível até aumentar um pouco mais a anuidade, surgindo duas novas propostas, R$ 280,00 e R$ 270,00. Todavia, após ser apontado que, com a implementação da política e das estratégias de combate à inadimplência de um número considerável de assistentes sociais em relação ao CRESS/SE, o valor proposto pelo conselho para R$ 265,00, já seria o suficiente, sendo esta proposta, logo em seguida, sendo colocada em votação, juntamente com a Proposta Orçamentária para 2012, sendo ambas aprovadas pela Assembleia Geral.