Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Movimento LOUCOmotiva debate saúde mental na Assembleia Legislativa de Sergipe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Palestra irá denunciar situação da política de saúde mental em Sergipe e tentativa de privatização do CAPS David Capistrano

Loucomotivas conviteNa próxima quinta-feira, 25, a Assembleia Legislativa de Sergipe será ocupada por militantes que lutam em defesa da reforma psiquiátrica em Sergipe. Eles irão até a Casa Legislativa para prestigiar a palestra no grande expediente da sessão plenária a ser proferida por dois representantes do movimento LOUCOmotiva Sergipe: a assistente social do CAPS de Boquim e conselheira do CRESS/SE, Diléa Lucas de Carvalho, e o usuário do CAPS e membro da Associação de Usuários de Saúde Mental de Sergipe (AUSMES) Everton da Costa Tavares.

 

A palestra foi uma articulação do LOUCOmotiva com a deputada estadual Ana Lúcia, que a pedido do movimento apresentou requerimento à Alese solicitando o espaço na tribuna para debater a temática, por meio de requerimento aprovado por unanimidade na casa. As palestras acontecem a partir das 9h, mas a concentração dos trabalhadores e usuários dos CAPS, além dos militantes que defendem a saúde mental começa às 8h, na Praça Fausto Cardoso, em frente a Alese.

 

Além de reforçar os avanços trazidos pela reforma psiquiátrica no país e a necessidade de consolidar o modelo atual de tratamento de pacientes com transtornos mentais em substituição ao modelo asilar, Diléa e Everton irão apresentar uma breve análise da situação da política de saúde mental de Sergipe, apontando seus avanços e fragilidades.

 

Privatização do CAPS não!

 

Outro aspecto a ser abordado é a decisão da Prefeitura Municipal de Aracaju de privatizar o CAPS David Capistrano, entregando-o à gestão de uma Organização Não-Governamental. A unidade atende a quase 600 adultos com transtornos mentais graves, a exemplo de esquizofrenia, depressão profunda e transtorno bipolar acentuado.

 

Além de integrar o movimento LOUCOmotiva Sergipe, o CRESS/SE vem apoiando a luta em defesa do CAPS David Capistrano, por entender que os mais prejudicados com a decisão serão os trabalhadores e, principalmente os usuários da unidade, cujo tratamento será interrompido. Por meio de nota pública, a entidade manifestou seu apoio aos usuários e trabalhadores e repudiou a atitude arbitrária da Prefeitura Municipal de Aracaju de privatizar o espaço.

 

Ainda com o intuito de incidir para evitar a entrega da unidade a uma ONG, representantes do CRESS/SE participaram de reuniões com a deputada Ana Lucia, com o deputado João Daniel e com representantes da gestão municipal: Karina Ferreira Cunha, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Saúde de Aracaju, com Marlene Calumby, secretária Muncipal de Governo, e com a primeira dama do município, Maria do Carmo Alves.

 

O quê: Palestra com representantes do movimento LOUCOmotiva Sergipe

Quando: Quinta-feira, 25, às 9h

Onde: Na Assembleia Legislativa de Sergipe

 

 

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br