Nota pública: CRESS/SE presta apoio ao MST

O Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe (CRESS/SE) vem, por meio desta nota prestar sua solidariedade aos militantes MSTdo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que ocuparam nesta segunda-feira, 04, a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Sergipe com o intuito de chamar a atenção do governo federal para a necessidade urgente de viabilizar terra para assentar as famílias acampadas no estado.

O CRESS/SE reitera o repúdio do MST à exoneração do superintendente do INCRA em Sergipe, André Ferreira Bonfim, que havia sido indicado com apoio dos movimentos que lutam pela reforma agrária e dos servidores da instituição. Este conselho também repudia veementemente o governo Temer pela retirada de importantes atribuições do INCRA e pela extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), medida que tem trazido, desde já, consequências graves para os pequenos produtores rurais de todo o país.

Com o objetivo de justificar o estado mínimo, o governo interino e ilegítimo de Michel Temer tem, em pouco mais de um mês, adotado como prática central o desmonte e o sucateamento das políticas públicas, sobretudo as que beneficiam diretamente as camadas populares e os segmentos mais vulneráveis da população, entre as quais estão os agricultores familiares, camponeses, indígenas e quilombolas.

Como entidade cuja trajetória é marcada pela luta em defesa da classe trabalhadora, da democracia, a justiça social e das políticas públicas, o CRESS/SE se soma à luta do MST em defesa da reforma agrária e contra os retrocessos que vem sendo implementados na política agrária do Brasil.

Aracaju, 5 de julho de 2016

Conselho Regional de Serviço Social