Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

O XX Encontro Descentralizado 2011 reuniu Conselhos Regionais de Serviço Social do Nordeste!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Nos dias 5, 6 e 7 deste mês aconteceu, na cidade de Aracaju, tendo como anfitrião o CRESS 18ª Região-SE, o Encontro Descentralizado da Região Nordeste, etapa preparatória para o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS.

Estiveram reunidos representantes dos CRESS de Alagoas, Pernambuco, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraiba para, a partir da avaliação das deliberações do encontro passado, construir a agenda política do Conjunto para o ano de 2012 e subseqüentes, já que algumas propostas apresentadas têm alcance para além do ano de 2012. O Conselho Federal também esteve presente no evento, representado pelas Conselheiras Rosa Lúcia Predes Trindade, Juliana Iglesias Melim, Lucia Lopes Silva, Heleni Duarte Dantas de Àvila e Alessandra Souza e pelo Conselheiro Marcelo Sitcoasky.

Foram dias de trabalho intenso e de reflexão sobre questões cruciais para o desenvolvimento da profissão como:  Reafirmar continuamente os princípios do Código de Ética profissional, que completou 18 anos em 2011 e combater com todas as forças a precarização da formação em Serviço Social e outras ações expressas no plano de lutas.

De acordo com o Assistente Social do núcleo de atenção psicossocial da Polícia Militar de Sergipe, Paulo Roberto, o debate sobre a modalidade de ensino a distancia no Encontro Descentralizado, esclarece a todos que o conjunto CFESS-CRESS não é contra o Ensino a Distancia (EAD) e sim ao Ensino a Distância realizado de forma precária, sem fiscalização e sem uma Tutoria em Serviço Social, o que torna ainda mais incerta, a formação profissional.

Paulo Roberto -Assistente Social

“Alem do acervo bibliográfico que não existe no Ensino a Distância por ser um material resumido e condensado em apostilas, existe também a falta de supervisão acadêmica, a exemplo do estágio obrigatório. Isso reduz a possibilidade do aluno em ter uma avaliação crítica”, afirma Paulo.

Grande parte das sugestões e propostas apresentadas pelo CRESS 18ª Região foram bem recebidas e acatadas pelos demais Conselhos da Região Nordeste e serão encaminhadas para nova rodada de debates no Encontro Nacional a ser realizado no período de 08 a 11 de setembro, em Brasília.

Para a professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe, Clarissa Carvalho, participante ativa da reformulação do Código de Ética da categoria, o Encontro Descentralizado vem para comemorar um projeto criado na época de 70. “Celebrar os 18 anos do Código de Ética no Descentralizado, me emociona, e me deixa com a certeza da sua força e da sua legitimidade, principalmente nessa conjuntura onde temos a cada dia a supressão dos direitos sociais, nesse sistema econômico que acirra a desigualdade social. Essa é certeza de que temos muito a fazer”, declarou Clarissa.

Na plenária final foi deliberado que o próximo Encontro Descentralizado será sediado pelo CRESS da Paraíba.

Confira em nossa GALERIA DE FOTOS os registros fotográficos do XX Encontro Descentralizado!  

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br