O XX Encontro Descentralizado 2011 reuniu Conselhos Regionais de Serviço Social do Nordeste!

Nos dias 5, 6 e 7 deste mês aconteceu, na cidade de Aracaju, tendo como anfitrião o CRESS 18ª Região-SE, o Encontro Descentralizado da Região Nordeste, etapa preparatória para o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS.

Estiveram reunidos representantes dos CRESS de Alagoas, Pernambuco, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraiba para, a partir da avaliação das deliberações do encontro passado, construir a agenda política do Conjunto para o ano de 2012 e subseqüentes, já que algumas propostas apresentadas têm alcance para além do ano de 2012. O Conselho Federal também esteve presente no evento, representado pelas Conselheiras Rosa Lúcia Predes Trindade, Juliana Iglesias Melim, Lucia Lopes Silva, Heleni Duarte Dantas de Àvila e Alessandra Souza e pelo Conselheiro Marcelo Sitcoasky.

Foram dias de trabalho intenso e de reflexão sobre questões cruciais para o desenvolvimento da profissão como:  Reafirmar continuamente os princípios do Código de Ética profissional, que completou 18 anos em 2011 e combater com todas as forças a precarização da formação em Serviço Social e outras ações expressas no plano de lutas.

De acordo com o Assistente Social do núcleo de atenção psicossocial da Polícia Militar de Sergipe, Paulo Roberto, o debate sobre a modalidade de ensino a distancia no Encontro Descentralizado, esclarece a todos que o conjunto CFESS-CRESS não é contra o Ensino a Distancia (EAD) e sim ao Ensino a Distância realizado de forma precária, sem fiscalização e sem uma Tutoria em Serviço Social, o que torna ainda mais incerta, a formação profissional.

Paulo Roberto -Assistente Social

“Alem do acervo bibliográfico que não existe no Ensino a Distância por ser um material resumido e condensado em apostilas, existe também a falta de supervisão acadêmica, a exemplo do estágio obrigatório. Isso reduz a possibilidade do aluno em ter uma avaliação crítica”, afirma Paulo.

Grande parte das sugestões e propostas apresentadas pelo CRESS 18ª Região foram bem recebidas e acatadas pelos demais Conselhos da Região Nordeste e serão encaminhadas para nova rodada de debates no Encontro Nacional a ser realizado no período de 08 a 11 de setembro, em Brasília.

Para a professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe, Clarissa Carvalho, participante ativa da reformulação do Código de Ética da categoria, o Encontro Descentralizado vem para comemorar um projeto criado na época de 70. “Celebrar os 18 anos do Código de Ética no Descentralizado, me emociona, e me deixa com a certeza da sua força e da sua legitimidade, principalmente nessa conjuntura onde temos a cada dia a supressão dos direitos sociais, nesse sistema econômico que acirra a desigualdade social. Essa é certeza de que temos muito a fazer”, declarou Clarissa.

Na plenária final foi deliberado que o próximo Encontro Descentralizado será sediado pelo CRESS da Paraíba.

Confira em nossa GALERIA DE FOTOS os registros fotográficos do XX Encontro Descentralizado!