Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Qualificação abre horizontes profissionais para mais de 4 mil pessoas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou na tarde desta quarta-feira, 15, uma nova entrega de certificados no Espaço de Cultura e Convivência Social (ECCOS) João Alves, no município de Socorro. O projeto de ‘Inclusão Produtiva através da Qualificação Profissional’ tem por objetivo oferecer cursos nas mais diversas áreas e promover oportunidades para as comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social em Sergipe.

De acordo com diretora do Departamento de Renda e Cidadania, Heleonora Cerqueira, a edição 2010 do projeto chegou a atender os 75 municípios sergipanos e a capacitar mais de 4 mil pessoas em cursos como instalador elétrico e hidráulico, preparação de tortas e bolos, doces e salgados, recepcionista geral, dentre outros.

“Ao fazermos uma retrospectiva, percebemos um avanço enorme na política de inclusão social do Governo. Em 2009, por exemplo, finalizamos o ano com 65 municípios sergipanos contemplados e cerca de 2000 pessoas qualificadas. Neste ano, o número mais que dobrou com exatamente 4.118 pessoas capacitadas e ainda com todos os 75 municípios sergipanos contemplados”, comemorou Heleonora.

Segundo o gerente de unidades operativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Edivaldo Fontes, a parceria com o Governo do Estado para incentivo à qualificação profissional e inserção da população de baixa renda no mercado de trabalho confere um papel social de relevada importância.

“A preocupação do Governo do Estado em promover igualdade e melhores condições para a inserção no mercado de trabalho acontece com projetos como este de qualificação profissional. Através de uma parceria com o Senac, onde entramos com a qualificação técnica e preparação para o mercado, o Estado cria oportunidades para as pessoas que mais necessitam”, explicou Edivaldo Fontes.

Criando oportunidades

Para a coordenadora do ECCOS João Alves Isabel Nunes, a utilização do espaço para a realização de cursos profissionalizantes não só movimentou e deu vida à comunidade, como também preencheu de expectativas o futuro dessas pessoas. Durante todo o ano o ECCOS recebeu um total de 14 cursos, sendo seis executados pelo Senac como instalação elétrica e hidráulica, colorimetria, recepcionista geral, higiene hospitalar e agente de limpeza; e mais oito na área de informática, estes executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai).

“A nossa comunidade agradece ao Governo do Estado pela execução desses cursos, tendo em vista a necessidade de qualificação profissional dos moradores, sem contar com a integração das comunidades adjacentes que também tiveram oportunidade de se capacitar nos cursos oferecidos aqui”, explicou.

O adolescente egresso do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) A. S. S. de 19 anos, também aproveitou o curso para se qualificar em higiene hospitalar. “Este curso, na verdade, foi a minha primeira boa oportunidade. Durante dois meses consegui aprender muitas coisas e interagir com pessoas que não conhecia. Gostei bastante do tempo que passei por aqui, do contato amigável com os professores, colegas de curso e coordenação. Agora só me resta buscar uma oportunidade de emprego, já que o certificado está em minhas mãos”, disse o rapaz, com esperanças.

Para Karina Gois, de 17 anos, a expectativa do primeiro emprego é parecida. “Logo que fiquei sabendo que o ECCOS João Alves ia ser espaço para a realização de cursos, procurei saber em qual deles me encaixaria e optei pelo curso de informática. Antes não sabia operar nenhum tipo de programa, mas agora já utilizo bem o Word, Excel e Power Point. Acredito que esse certificado me será útil na conquista pelo primeiro emprego”, contou a adolescente.

Desempregado e pai de três filhos, o morador do bairro Mutirão, Sérgio Ricardo Correia, passou mais de dois meses se qualificando em agente de limpeza e instalador hidráulico. “Já faz um bom tempo que estou desempregado, então toda oportunidade para qualificação que me surge, eu agarro com todas as forças. Hoje, já estou capacitado em duas áreas e agradeço ao Governo do Estado por essas oportunidades. Espero o mais rápido possível conseguir um emprego nas áreas que estudei”, disse.


Fonte: Site Seides

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br