Semana do/a Assistente Social aborda aprofundamento das desigualdades sociais

Com o tema ‘Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente efrenta o racismo no cotidiano!’, a Semana do/a Assistente Social 2019 aborda o aprofundamento das desigualdades sociais provocadas pela adoção de uma política ultraliberal, cujo resultado é o corte sistemático de direitos sociais e redução das políticas públicas”, explica a presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita Monteiro Gama.

Realizada pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS Sergipe), a Semana do/a Assistente Social é uma forma de marcar a passagem do Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. A atividade é celebrada anualmente pelo conjunto CFESS-CRESS com o intuito de dar visibilidade à profissão e às bandeiras de luta da categoria, inseridas no atual contexto socioeconômico.

Este ano, a programação terá início no Dia do/a Assistente Social, 15 de maio, a partir das 8h, com atividades culturais e palestras com Tereza Cristina Martins, Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e Renato dos Santos Paula, Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento acontece a partir das 8h, na Faculdade Maurício de Nassau, localizada na Av. Augusto Franco, no. 2340, Bairro Siqueira Campos, em Aracaju.

No dia 16, a programação terá continuidade com a realização das oficinas: Saúde da população Negra; SUAS Questão Racial; Racismo Institucional; Intolerância Religiosa e Estado Laico; Assistente social na escola e a questão racial. Abertas a profissionais e estudantes de serviço social, as oficinas acontecem das 14h às 17h, também na Faculdade Maurício de Nassau.

A Semana d/a Assistente Social é voltada prioritariamente para profissionais e estudantes de serviço social, mas é aberta ao público. Aqueles que estiverem presentes nas duas atividades, receberão certificado de participação. Para isso, é preciso realizar inscrição no evento. Basta baixar a ficha de inscrição clicando aqui e enviar para o e-mail cadastrocressse@gmail.com

Exclusão social e racismo

Este momento exige unidade da nossa categoria e de toda a classe trabalhadora para enfrentar não apenas o racismo, mas a opressão, a exploração e todas as expressões da questão social, que se aprofundam no atual cenário”, apontou o conselheiro André Dória.

O conselheiro Helenilton Dantas destaca o corte de recursos da política de assistência social e a reforma da previdência como dois dos principais golpes contra a população brasileira por parte do Governo Federal. “Nosso dever, enquanto assistentes sociais e enquanto trabalhadores é enfrentar estes retrocessos”, completou.

A conselheira Heloísa Joana ressalta que o tema da Semana do/a Assistente Social está em consonância com a campanha permanente “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”, lançada em novembro do ano passado pelo Conjunto CFESS-CRESS. “Dentre os segmentos da população, as mulheres pobres e negras são as que vivenciam com mais profundidade em seu cotidiano as desigualdades sociais”, avaliou.

Ficha de inscrição Semana do/a Assistente Social 2019