Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Um 2013 de luta e resistência para você que constrói o Serviço Social cotidianamente!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram
No ano em que completou 50 anos, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) construiu uma intensa caminhada de luta e resistência. Somos homens e mulheres comuns, que ousaram dizer NÃO à superexploração da classe trabalhadora, à mercantilização da educação e de todas as dimensões da vida, à criminalização dos/as pobres e da pobreza, ao sistema de desvalores liberal-burgueses, aos processos de barbarização do humano e destruição da natureza.
Como nos lembra Saramago (2001), “aquele que pensa sabe dizer ‘não’, e essa palavra constitui uma revolução, mas esse ‘não’ tem um sentido quando se trata de um ‘não’ coletivo, de uma vontade coletiva. Não obstante, todos nós sabemos que o ‘não’ também se desgasta, se acomoda e se transforma pouco a pouco em um ‘sim’. Quando isso acontece, o único remédio é dizer ‘não’ novamente”. Assim construímos nosso cotidiano de lutas e resistências!
Num contexto de crise do capital em âmbito internacional, iniciamos 2012, promovendo duas oficinas no Fórum Social Temático, em janeiro, na cidade de Porto Alegre (RS). Em março, realizamos o Workshop sobre a Definição Mundial de Serviço Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS), no Rio de Janeiro (RJ), evento que envolveu oito países, representando assistentes sociais da América Latina e Caribe.
Nossa luta e resistência não têm fronteiras. Em maio, participamos da 20ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, realizada em Salvador (BA); representamos os/as assistentes sociais brasileiros/as na Assembleia Geral da FITS e na Conferência Mundial de Serviço Social, realizadas em Estocolmo (Suécia), de 7 a 12 de julho.
Lutando e resistindo para que a articulação entre Trabalho e Formação Profissional ganhe maiores dimensões no nosso continente, participamos do Congresso Nacional de Trabalhadores Sociais da Argentina, em Tucumán, e do 20º Seminário promovido pela Associação Latinoamericana de Ensino e Investigação em Trabalho Social (ALAEITS), na cidade de Córdoba, em setembro.
Em continuidade às ações do Conjunto CFESS-CRESS no país, participamos da Frente contra a Privatização da Saúde, da Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos (FNDDH), do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), do Fórum de Entidades Nacionais dos/as Trabalhadores/as da Área de Saúde (FENTAS), Fórum Nacional dos/as Trabalhadores/as do SUAS (FNTSUAS), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD) e, na condição de observador, no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Nossa agenda política, além das articulações no parlamento, contou com reuniões com gestores/as do Poder Executivo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação (MEC), da Saúde (MS) e do Trabalho e Emprego (MTE), sempre em defesa do serviço social.
Foi um ano de muitos eventos, todos com inscrições gratuitas e transmissão online, em que realizamos o Seminário Nacional Serviço Social na Educação, em junho, na cidade de Maceió (AL). No mês de setembro, em Palmas (TO), foi a vez do Seminário Nacional Serviço Social e Direitos Humanos, antecedendo o 41º Encontro Nacional CFESS-CRESS; em outubro, no Rio de Janeiro, o Seminário Nacional Serviço Social e Organização Sindical.
Na perspectiva da ampliação da nossa luta e resistência, organizamo-nos com outras categorias profissionais e organizações, promovendo em Brasília o Encontro Nacional dos Assistentes Sociais do INSS em abril, quando foram homenageadas três assistentes sociais da Previdência Social, que, por resistirem à ditadura militar, sofreram com a tortura e a demissão, sendo atualmente reconhecida aquela luta; o seminário nacional sobre a “Atuação Interdisciplinar no Sistema Prisional Brasileiro” e o seminário “Álcool e Outras Drogas: um desafio para os/as profissionais de saúde”, em novembro e o 1º Seminário do Fórum Nacional dos/as Trabalhadores/as do SUAS, em dezembro.
A memória de nossa organização política está registrada na Revista Inscrita nº 13, que para nós possui um significado bastante especial, por comemorar os 50 anos de existência do CFESS, entidade tão relevante na defesa da direção hegemônica do projeto ético-político profissional brasileiro.
Contra o processo crescente de precarização das condições de trabalho, relançamos a Campanha em Defesa do Concurso Público, com o objetivo de materializar o projeto ético-político profissional, a qualidade dos serviços prestados à população e a autonomia profissional.  Continuamos com a mobilização nacional pela implantação da redução da jornada de trabalho dos/as assistentes sociais para 30 horas semanais sem redução de salário, intensificando a luta e resistência com a promoção do Dia Nacional de Luta, além de análises da assessoria jurídica, com vistas a impetrar ação para garantir essa importante conquista.
Em 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, fizemos o lançamento da Campanha de Gestão do Conjunto CFESS-CRESS (2011-2014): “No mundo de desigualdade toda violação de direitos é violência” com o slogan “Sem movimento não há liberdade”. Dentre os objetivos, destacamos: sensibilizar os/as assistentes sociais para o debate em torno da violação de direitos como expressão de violência, no contexto da desigualdade social, e divulgar uma cultura política de defesa dos direitos humanos, numa perspectiva crítica e anticapitalista. (Clique aqui e saiba mais!)
O ano de 2013 nos aguarda com muitas novidades, lutas, novos encontros e, esperamos, com muitas vitórias, como:
-Novo site do CFESS, em janeiro;
-Mais publicações, que serão lançadas no início do ano: Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, Política de Educação Permanente, brochura sobre o Estágio Supervisionado em Serviço Social, reimpressão das Atribuições Privativas do Serviço Social e livro referente ao Seminário 30 anos do Congresso da Virada;
-Realização do Seminário das COFIs, do 3º Seminário Nacional de Comunicação e do 42º Encontro Nacional CFESS-CRESS;
-Promoção do 14º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que ocorrerá de 14 a 18 de outubro de 2012, na cidade de Águas de Lindóia (SP), com o tema: “Impactos da crise do capital nas políticas sociais e no trabalho do/a assistente social”. Mais informações em: http://www.cbas2013.com.br/.
Agradecemos imensamente o esforço e o trabalho de todos/as que vêm contribuindo com essa construção coletiva emancipatória, desejando que cada dia de 2013 traga novas forças para seguirmos, como homens e mulheres comuns, no tempo de luta e resistência!
“Sou um homem comum
de carne e de memória
de osso e esquecimento.

e a vida sopra dentro de mim
pânica feito a chama de um maçarico
e pode subitamente
cessar.

Sou como você
feito de coisas lembradas
e esquecidas
rostos e
mãos, o guarda-sol vermelho ao meio-dia
em Pastos-Bons
defuntas alegrias flores passarinhos
facho de tarde luminosa
nomes que já nem sei
bandejas bandeiras bananeiras
tudo misturado
essa lenha perfumada
que se acende
e me faz caminhar
(…)  e não vejo na vida, amigo,
nenhum sentido, senão
lutarmos juntos por um mundo melhor (…)
Quero, por isso, falar com você,
(…)  apoiar-me em você
oferecer-lhe o meu braço
que o tempo é pouco
e o latifúndio está aí, matando.
Que o tempo é pouco
(…) cruzo a Avenida sob a pressão do imperialismo.
A sombra do latifúndio
mancha a paisagem
turva as águas do mar
e a infância nos volta
à boca, amarga,
suja de lama e de fome.
Mas somos muitos milhões (…)
e podemos formar uma muralha
com nossos corpos de sonho e margaridas”.
(Homem comum – Ferreira Gullar)

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014)

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br