Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

19 de agosto – Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Hoje, 19 de agosto, é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data relembra o acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. Tal fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos.

O CRESS Sergipe vem reforçar a importância da garantia dos direitos à população em situação de rua, não apenas moradia digna, mas também saúde, educação, respeito, segurança, direito à cidade, emprego, entre tantos outros.

Diversas vulnerabilidades atravessam a população em situação de rua, a qual, apesar de ser heterogênea, é predominantemente masculina e negra. A não inclusão da população em situação de rua no censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a quase inexistência de dados oficiais dificultam a criação e a implementação de políticas públicas para essa população.

No atual contexto da pandemia da covid-19, essa população precisa ainda mais de atenção, com ações direcionadas para a obtenção de medidas emergenciais, como acesso à higiene, alimentação, água potável, implementação de abrigos sem aglomeração e locais que ofereçam acolhimento e prestação de serviços.

O CRESS reafirma que é um compromisso ético-político a defesa de políticas públicas voltadas para esta parcela da população, que é inviabilizada e que tem seus direitos negados.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br