Assistentes Sociais do Baixo São Francisco participam de Oficina Regionalizada em Propriá

As/os assistentes sociais da região do Baixo São Francisco Sergipano participaram na manhã desta segunda-feira (30), da quarta Oficina Regionalizada do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe). O evento foi realizado na Universidade Tiradentes (Unit) de Propriá e faz parte da programação do Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe, em comemoração ao Dia do/a Assistente Social, celebrado em 15 de maio.

A palestrante foi Flávia Augusta S. de Melo Lopes, doutora em Serviço Social pela UFPE; Assistente Social da UFS; Docente da Graduação – DSS/UFS e do PROSS/UFS, que abordou a temática “O trabalho do/a assistente social e os desafios ao projeto profissional na atualidade”.

O conselheiro Ricardo Marques apresentou a palestrante e realizou a abertura do evento fazendo um resumo das principais ações promovidas pela Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte 2020-2023” deste Regional.

“O CRESS vem buscando estar sempre próximo da categoria, por isso realizamos essas atividades no interior, para ampliar as ações aconteciam apenas na capital. Mesmo com a pandemia, o Regional intensificou as visitas de fiscalização no interior do estado. Além disso, estamos agilizando a entrega dos Documentos de Identificação Profissional (DIPs). Em 2021, conseguimos entregar mais de 400 DIPs, e também realizamos o Concurso Público, onde nos próximos dias os aprovados serão chamados”, explicou o conselheiro Ricardo, acrescentando ainda que o CRESS, entendendo a importância da atualização e capacitação profissional, realizou diversos cursos de forma gratuita e online para a categoria e estudantes de Serviço Social.

Durante a palestra, Flávia Augusta falou sobre a questão do trabalho enquanto mediação das relações sociais; citou o contexto capitalista e o trabalho dos assistentes sociais; além da abordagem sobre os desafios ao projeto ético-político na atualidade.

Flávia Augusta também subsidiou a sua fala a partir de uma pesquisa do CFESS intitulada “Assistentes Sociais no Brasil: Elementos para o estudo do perfil profissional”, realizada com profissionais. Um dos gráficos da pesquisa demonstra sobre o “Conhecimento da Legislação Profissional”. “Na pesquisa sobre o conhecimento das legislações, como diretrizes curriculares, Lei de Regulamentação da Profissão, código de ética, tabela de honorários, além das outras Legislações e Resoluções, a maioria, 55% diz que não conhecia todos esses arcabouços legais. Quem não conhece é importante conhecer, porque quando falo dos desafios ao nosso projeto de profissão, diz respeito, inclusive a nossas formas de enfrentamento a partir do conjunto de elementos que conformam as dimensões da nossa profissão”, explicou.

Ainda durante a oficina, a palestrante pediu que os/as participantes realizassem com ela a dinâmica de preencher no quadro os principais desafios/limites e as possibilidades na profissão, nas áreas da Saúde e da Assistência Social. Os/as assistentes sociais puderam citar suas experiências profissionais e destacar quais os principais limites/desafios relacionados aos seus trabalhos.

Além de Propriá, participaram da oficina profissionais dos municípios de Malhada dos Bois, Neópolis, Japoatã, Cedro de São João, Ilha das Flores, Amparo de São Francisco, Telha e Aquidabã.

Para a assistente social e coordenadora do Creas de Amparo de São Francisco, Cristiane Sales Gomes, a palestra foi um momento muito importante para os/as assistentes sociais da região. “Foi um momento importante para nós que atuamos no Baixo São Francisco, para estarmos mais próximo ao CRESS. Queremos agradecer pela iniciativa muito positiva do nosso Conselho”.

Também participou do evento a conselheira do CRESS Sergipe, Natália Dalto, que fez uma breve fala sobre a Campanha Faça Bonito, sobre o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Ao final do encontro, foram sorteados pela palestrante dois livros para os/as participantes.