Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

CFESS participa de videoconferência sobre Sistemas Universais de Seguridade Social

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Construir uma agenda mundial em defesa da universalização da Seguridade Social, garantindo a prevalência dos direitos humanos, da proteção social aos/às trabalhadores/as com direito ao trabalho, à saúde e à educação para todos. Defendendo este objetivo, a presidente do CFESS Ivanete Boschetti foi uma das palestrantes da Videoconferência preparatória para a I Conferencia Mundial de Sistemas Universais de Seguridade Social, que ocorrerá de 1º a 5 de dezembro de 2010, em Brasília (DF).

Dividido em dois blocos de painéis, o evento contou também com representantes do Ministério de Saúde, do Ministério da Previdência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério do Trabalho e Emprego. Ainda, por videoconferência, participaram o representante da União Européia Juan Garay e o Diretor do Instituto de Pesquisas das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Social Il Cheong Yi.

A primeira edição da Conferência Mundial terá a meta de “estruturar as agendas políticas pela universalidade do direito à seguridade social nos âmbitos nacionais e internacionais”. Segundo a organização da Conferência, “o momento de crise internacional e nacional exige um aprofundamento estratégico da perspectiva universalista e o lançamento de uma agenda internacional que crie uma alternativa de garantia dos direitos humanos em seguridade social no marco de um desenvolvimento humano integral”.

Nesse sentido, a presidente do CFESS afirmou que defender a universalização da Seguridade Social nos dias de hoje é um dos principais desafios da humanidade, uma vez que essa área constitui um dos principais espaços de garantia de direitos para os/as trabalhadores/as. “Falar em Seguridade Social é reconhecer os avanços que foram conquistados pela classe trabalhadora desde a crise de 29, bem como refletir sobre os imensos desafios que devem e podem ser assumidos mundialmente para ampliar e universalizar direitos”, reforçou. Segundo ela, a situação na América Latina e no Caribe é drástica, já que 62% dos trabalhadores não contribuem para a seguridade social e não tem direito aos benefícios decorrentes de contribuição como a proteção previdênciária. Só no Brasil, são 11 milhões de trabalhadores ocupados que não contribuem e não terão acesso à previdência social e a benefícios como aposentadoria, pensões, seguro-desemprego.

Continue lendo aqui!

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br