Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Conselheiro do CRESS-SE palestra durante 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Itaporanga

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Seguindo o processo conferencial de Assistência Social 2021, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), com a representação do conselheiro Aloísio Júnior, participou da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Itaporanga D’Ajuda. A conferência foi realizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, junto ao Conselho Municipal de Assistência Social, com o tema: “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A Conferência ocorreu nesta quarta-feira (18), de forma presencial, no Auditório Municipal César Mandarino, das 8h às 17h, com a palestra do membro do CRESS-SE, Aloísio Júnior. A palestra abordou, além do tema central da conferência, cinco eixos temáticos, que são:

EIXO 1: A proteção social não contribuitiva e o princípio da equidade com paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

EIXO 2: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

EIXO 3: Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

EIXO 4: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

EIXO 5: Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública Emergências.

“Esse é um momento ímpar para que todos os participantes desta política de assistência social, o que inclui gestores, trabalhadores, entidades e usuários, possam interagir, debater e aprimorar a política que engloba todo o funcionamento dessa rede socioassistencial, que gera a entrega de serviços, programas, projetos e benefícios”, informou o conselheiro.

Aloísio Júnior destacou ainda o desmonte das políticas públicas no cenário atual, sinalizando a situação da previdência social, e os impactos do teleatendimento e avaliação social remota em relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que vai de encontro com princípios e diretrizes da profissão de Serviço Social, e seus impactos na vida dos usuários e trabalhadores de assistência social. Além disso, as propostas de reformulação do Cadastro Único, que vem no mesmo sentido de retirada de direitos da população.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br