CRESS apoia Encontro de Pesquisa na UFS

Estudantes e profissionais de Serviço Social e áreas afins terão um importante espaço de debates e formação acadêmica no próximo dia 26 de setembro, terça-feira, durante o “Encontro de Pesquisa: Conhecimento para que e para quem?”. O evento acontece das 19 às 22h, no Auditório da Didática 6 – UFS/Campus São Cristóvão.

Realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Questão Social, Trabalho e Movimentos Sociais (GETEQ), o evento conta com o apoio do Conselho Regional de Serviço Social 18ª. Região – CRESS Sergipe – e do Centro Acadêmico de Serviço Social da UFS (Cassmaga).
Além de incentivar e o aprofundamento do conhecimento, o encontro tem o intuito de estimular, a partir do debate, novas pesquisas complementares e identificar pesquisadores para compor as linhas de pesquisa do GETEQ.

Neste sentido, após a abertura do evento, a coordenadora do grupo de pesquisa, Tereza Cristina S. Martins, irá fazer uma breve apresentação do GETEQ como espaço de produção do conhecimento com vistas a fortalecer a luta dos Movimentos Sociais da Cidade e do Campo.

O evento contará com a palestra “Participação e controle social dos movimentos sociais e sindicais na educação do campo: um estudo no estado de Sergipe”, ministrada pela da Dra. Magaly Nunes de Góis, que é ex-conselheira do CRESS Sergipe. Graduada em Serviço Social pela UFS, Magaly possui especializações em Serviço Social e Política Social, pela UFS, e Serviço Social – direitos sociais e competências profissionais, pela UNB, é mestre em Educação e doutora em Educação pela UFS.

Com profundo conhecimento acerca da participação social na educação do campo, Magaly tem ampla experiência no tema, pois há mais de 20 anos é assessora técnica da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (PRONESE), onde desenvolve trabalhos junto a comunidades e associações comunitárias rurais direcionados ao monitoramento e avaliação dos programas e projetos sociais desenvolvidos pela empresa. A temática também foi objeto de estudo da assistente social em sua tese de doutoramento.

A coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CRESS Sergipe, Susana Rezende Lima, ressalta a importância, para a entidade de, de apoiar este tipo de iniciativa. “A participação do CRESS Sergipe em iniciativas como esta é imprescindível para o fortalecimento do nosso projeto de formação profissional, que deve ser permeado pela interlocução da pesquisa com a prática profissional”, aponta Susana.

Confira a Programação completa:

18:30h – Credenciamento
19h – Abertura do Encontro – Representantes do GETEQ, CRESS/SE, CASSMAGA, Movimentos Sociais Presentes.
19:20 – O GETEQ como espaço de produção do conhecimento com vistas à fortalecer a luta dos Movimentos Sociais da Cidade e do Campo.
Expositora: Tereza Cristina S. Martins
19:40 – Exposição da temática:Participação e controle social dos movimentos sociais e sindicais na educação do campo: um estudo no estado de Sergipe.
Palestrante: Dra. Magaly Nunes Góis
21h – Debate