O Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe (CRESS/SE) se reuniu na última semana com a Diretora Operacional da Fundação Hospitalar de Sergipe, Isa da Conceição, para apresentar as principais demandas dos/as assistentes sociais que atuam na Fundação Hospitalar de Saúde. Além de Isa da Conceição, participaram da reunião a presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes e as agentes fiscais do conselho, Lilian Silva e Roberta Lima e Silva.
“As demandas apresentadas na audiência são fruto das visitas de orientação e fiscalização realizadas pelo conselho nas unidades hospitalares ligadas à fundação, tanto do Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (HUSE), quanto a algumas unidades hospitalares localizadas no interior do Estado”, destacou Itanamara Guedes.
Entre as demandas levadas pela presidente do CRESS/SE, estão a necessidade de adequação da estrutura física das unidades, a fim de garantir o sigilo profissional no atendimento ao usuário. Diante da demanda apresentada, Isa assumiu o compromisso de buscar adaptar o mobiliário das unidades, bem como de garantir os materiais e equipamentos necessários para que os Assistentes Sociais realizem seu trabalho, a exemplo de computadores e telefone.
Outra demanda da categoria levada pelo CRESS/SE diz respeito à necessidade de definição das atribuições dos/as assistentes sociais e de garantir autonomia profissional à categoria. Neste sentido, a Diretora Operacional da Fundação se prontificou a intermediar o diálogo do conselho com a direção do HUSE, no sentido de criar um protocolo de atuação voltado para os profissionais do Serviço Social que atuam na unidade.
Ainda durante a reunião, foi firmado um acordo para criar um curso de capacitação voltado para os/as Assistentes Sociais que atuam na Fundação Hospitalar de Saúde, por meio de parceria entre o CRESS/SE e o Núcleo de Educação Permanente da Saúde (NEPS). A proposta, que deverá ter início ainda no mês de maio, tem como principal pauta discutir as competências e atribuições dos/as Assistentes Sociais na área da saúde.