CRESS e INSS promovem 6º Encontro Ciclo de Atualizações em Legislação Previdenciária e BPC

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) e o INSS, através do Programa de Educação Previdenciária (PEP), promoveram o 6º Encontro do Ciclo de Atualizações em Legislação Previdenciária e BPC (Benefício de Prestação Continuada), nesta sexta-feira (9).

Neste sexto encontro, o mediador foi o conselheiro do CRESS Sergipe, Ricardo Marques, que fez a apresentação do ministrante Marcelo Lima, coordenador do PEP da Gerência Executiva do INSS em Maceió.

Na abertura do evento, a coordenadora da Equipe Especializada do PEP, da Superintendência do INSS Nordeste, Luciana Miranda, fez uma retrospectiva dos assuntos discutidos nos cinco primeiros encontros do Ciclo. “No primeiro encontro, abordamos os desafios contemporâneos do trabalho profissional no INSS. Já no segundo encontro, detalhamos sobre os tipos de segurados e as formas de contribuição. O terceiro encontro destacou os reconhecimentos de direito. No quarto e quinto encontros abordamos os benefícios programados da previdência social e hoje, neste sexto encontro, vamos discutir sobre os benefícios não programados da previdência social”, explicou.

O conselheiro Jailson Ramos orientou os participantes para a lista de presença e sobre a certificação, pois receberão certificados os/as inscritos que participarem de, no mínimo, 70% dos encontros.

O ministrante Marcelo Lima deu continuidade ao tema Benefícios da Previdência Social, abordando, desta vez, os benefícios não programados. “Os benefícios não programados são auxílio por incapacidade temporário; auxílio-acidente; aposentadoria por incapacidade permanente; salário-maternidade e salário-família”, citou.

Marcelo Lima também explicou sobre os tipos de acidentes de trabalho. “Existem duas situações consideradas acidentes de trabalho: o acidente típico, aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa; e a doença ocupacional: que pode ser uma doença profissional, típica da atividade ou profissão; e a doença do trabalho, adquirida em ração de condições especiais, em que o serviço é realizado”, explicou.

Ao final do encontro, o mediador Ricardo Marques apresentou as principais dúvidas e questionamentos dos/as participantes e ainda citou os elogios sobre a realização do ciclo. “A gente fica feliz enquanto Regional, assim como o INSS, em poder proporcionar esse momento. Como assistente social de formação, sabemos o quanto é importante esse momento de conhecimento. Agradecemos a todos/as que estão participando”.