CRESS participa de aula pública sobre violência contra a mulher no sertão Sergipano

Sempre na defesa dos direitos humanos e no combate às opressões, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS Sergipe) esteve presente na aula pública que tratou sobre as formas de enfrentamento a violência contra a mulher, no município de Nossa Senhora da Glória.

Realizado na última sexta-feira, 01 de dezembro pelo Fórum de Mulheres Gloriense, atividade faz parte da programação da campanha internacional 16 dias do ativismo pelo fim da violência contra mulher, que anualmente mobiliza a sociedade em torno do tema. Com atividades lúdicas, o evento contou com a apresentação das bandas do CRAS e CREAS de Glória, e recital de poesia com diversas mulheres poetisas.

Com método de roda de conversa, a aula pública foi ministrada pela Coordenadora de Política para as Mulheres, Maria do Carmo; a Assistente Social do CREAS, Silvia Alessandra; a Secretária de Educação, Rosevania Andrade; e a professora e técnica da Secretaria Municipal de Educação de Glória, Maria do Carmo.

“A violência contra as mulheres tem crescido de forma avassaladora. Por ser muitas vezes naturalizada em nossa sociedade e ter  caráter fortemente cultural, é imprescindível fortalecermos o debate nos espaços que ocupamos”, ressaltou o conselheiro do CRESS Sergipe, Andrenito Santos de Menezes, ressaltando que o sertão é a região que registra os maiores índices de violência de gênero em nosso estado.

Ao destacar que o CRESS Sergipe integra o Fórum de Mulheres Glorienses, Andrenito ressaltou o compromisso histórico do conjunto CFESS/CRESS com a defesa da igualdade de gênero. “O  código de ética do/a Assistente Social reafirma o compromisso da nossa categoria com todas as formas de preconceito, violência e opressão. Além disso, nossa categoria é formada majoritariamente por mulheres”, finalizou.

Sobre o Fórum

Coordenado pela assistente social e ex-presidente do CRESS Sergipe, Itanamara Guedes, o Fórum de Mulheres Glorienses é uma articulação de organizações e movimentos que lutam contra o machismo e em defesa da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. Atualmente integram o Fórum o Sindiserv Glória, a FETAM, a Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, as Secretarias Municipais de Educação e Cultura e de Assistência Social de Nossa Senhora da Glória, o Grupo Mulheres de Peito, o Instituto Nordeste de Inclusão Social e o CRESS Sergipe