CRESS-SE integra Movimento em Defesa do Piso Salarial dos/as Assistentes Sociais

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) integra o Movimento em Defesa do Piso Salarial dos/as Assistentes Sociais, que na manhã desta quinta-feira (7), realizou o lançamento da Campanha Estadual para Aprovação do Piso Salarial do/a Assistente Social. Representando o CRESS Sergipe, a presidente do Regional, Dora Rosa Horlacher, e os conselheiros Rita Regina e Aloísio Júnior, participaram do lançamento da campanha, no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Sergipe.

A campanha tem como tema “Quem se importa com o Povo Valoriza a Quem ele Presta Assistência, PISO SALARIAL DO/A ASSISTENTE SOCIAL EU DIGO SIM” e contou com a participação do deputado estadual Iran Barbosa, autor do Projeto de Lei n ° 288/2021, juntamente com o apoio do Movimento, para instituir o Piso Salarial do/a Assistente Social no Estado de Sergipe.

De acordo com o Projeto de Lei 288/2021, o Piso Salarial do Assistente Social deve ser estabelecido de acordo com a jornada de trabalho, por exemplo: 20h semanais o valor estabelecido seria R$3.300,00 reais e 30h semanais o valor estabelecido seria de R$5.500,00, respeitando a titulação e o tempo de efetivo exercício profissional.

A presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa, falou durante o ato de lançamento, que essa luta é histórica dentro do Conjunto CFESS/CRESS, relatando toda a luta a nível nacional e citando ainda que desde 2008 que tramita na Câmara dos Deputados projetos de lei pelo piso salarial da categoria. “O Conjunto CFESS/CRESS possui uma luta história em defesa do piso salarial dos/as assistentes sociais. Ao todo, foram cinco Projetos em tramitação, sendo quatro na Câmara dos Deputados e um no Senado Federal. Em todos eles, o Conjunto CFESS/CRESS acompanha a tramitação. Foram muitas reuniões a nível nacional entre parlamentares federais pela defesa do piso. Também parabenizo o movimento da base, aqui em Sergipe, que defende o piso salarial. O CRESS esteve e estará sempre presente, apoiando as demandas vindas das categorias”, afirmou Dora, durante o evento.

Além disso, a presidente ainda explanou, durante a sua fala, que nas visitas de fiscalização e orientação do CRESS-SE, além de verificar as condições éticas e técnicas do trabalho, também é discutido sobre as questões salariais para valorização profissional. “O CRESS, mesmo sabendo que esta é uma pauta sindical, não se furtará em fortalecer, compor esse movimento e em envidar esforços para que a gente tenha a Lei aprovada em Sergipe”.

Dora Rosa também parabenizou o deputado estadual Iran Barbosa, por apoiar a luta da categoria. “A presença de Iran na categoria não é de agora. Ele sempre esteve presente, sempre conosco em todas as lutas da categoria, a exemplo da nossa luta da Lei 13.935, pela inserção de assistentes sociais e psicólogos nas escolas. Ele também é um deputado ético, honesto, coerente, que tem na sua vida pública demonstrado a sua posição ao lado dos/as trabalhadores/as. Estamos felizes que ele esteja à frente de mais essa luta, com a criação deste Projeto de Lei. Esta é uma luta coletiva, de toda a categoria. Temos que pressionar os parlamentares, conversando com a sociedade, para que esse projeto seja colocado na pauta de votação da Assembleia Legislativa, para que nós tenhamos em Sergipe o piso salarial da categoria”.

Participaram do ato de lançamento assistentes sociais de diversos municípios sergipanos que trabalham nas políticas sociais, além de entidades representativas do Serviço Social e do movimento sindical, como: Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Sindicado dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe (Sindiprev), Centro Acadêmico de Serviço Social Maria Anízia Góis de Araújo (Cassmaga-UFS), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), o Departamento de Serviço Social (DSS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Sindicato dos Servidores Municipais de Nossa Senhora do Socorro (SINDSOCORRO).

✊🏿✊🏽✊🏼 ESTA LUTA É NOSSA!

Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região

Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte 2020-2023”