CRESS Sergipe e ASTRA promovem Webnário “40 Anos do Movimento LGBT em Sergipe”

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) e a ASTRA Direitos Humanos e Cidadania promoveram nesta segunda-feira (17), o “Webnário – 40 anos do Movimento LGBT em Sergipe”. O evento aconteceu de forma virtual, no Dia Internacional de Combate à LGBTFobia, dia 17 de maio, com o objetivo de dialogar e discutir as dinâmicas e os resultados das relações que foram estabelecidas entre o Movimento e a sociedade.

A data é alusiva pela retirada da homossexualidade da lista de classificação de doenças pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A apresentação e mediação do Webnário ficou com a secretária da Astra LGBT e conselheira do CRESS Sergipe, Maria Eduarda Marques, que orientou os participantes e palestrantes durante o evento.

Logo no início da manhã, as primeiras palestras foram ministradas pelo fundador do Grupo Dialogay de Sergipe, Wellington Andrade e pela presidente da Astra, Tathiane Araújo, falando sobre o “Histórico do Movimento LGBT e sua Construção e institucionalização”. O presidente nacional da UNALGBT, Andrey Lemos e a diretora administrativa da Aliança Nacional LGBTI+ e titular do Conselho Nacional de Combate à Discriminação, Rafaelly Wiest, abordaram o tema sobre a “Formação da agenda política e as especificidades de nossa sigla”, encerrando as palestras da manhã.

Durante a tarde, a mediação das palestras ficou com o psicólogo e voluntário da Astra, Felipe Melo. O Webnário contou com a participação da jornalista e mestranda em Antropologia, Dediane Souza, da Rede Nacional de Pessoas Trans; e Paulo Mariante, conselheiro Nacional dos Direitos Humanos, abordando as “Conquistas e desafios, aliados e perseguidores”, trazendo um histórico e as estratégias do movimento LGBT.

Também palestraram o secretário de Formação da ABGLT, mestre em Políticas Públicas, o jornalista Carlos Magno; e Antônio Aragão, com o tema A “peste rosa” e a relação histórica da epidemia da Aids e o movimento LGBT.
Encerrando as palestras do evento, o advogado Léo Mendes, ex-conselheiro Nacional da Saúde, do Direitos das Crianças e Adolescentes e do Direitos Humanos e de LGBTs; e a coordenadora da Amotrans/PE e conselheira Nacional do Direito da Mulher, Chopelly Glaudston, que abordaram o “Controle Social e a importância do movimento LGBT no acesso do SUS e do SUAS.