Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

CRESS Sergipe participa de seminário sobre o trabalho do/a assistente social na política de assistência social

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

O CRESS Sergipe participou do 2º Seminário Nacional O trabalho do/a assistente social na política de assistência social, nos últimos dia 1º e 2 de agosto, em Fortaleza/CE. Realizado pelo CFESS e pelo CRESS-CE, o Seminário reuniu cerca de 1500 assistentes sociais, estudantes de serviço social e profissionais de outras áreas de todo o país para debater o contexto de desmonte da política, que se reproduz em todos os estados brasileiros, inclusive em Sergipe.

Ao ressaltar os desafios vivenciados pelo conjunto da classe trabalhadora diante do desmonte da política de assistência social e das contra-reformas do governo golpista, a conselheira Cláudia Itatiana destacou que, durante o seminário, a categoria reafirmou os avanços dessa política para a população e para a classe trabalhadora.

“Não podemos deixar para trás os resultados no âmbito da organização coletiva, da articulação com movimentos sociais e do fortalecimento do controle social. É para isso que o/a Assistente Social, especialmente os que atuam nos serviços socioassistenciais lutam diariamente, sempre em consonância com o projeto ético político de nossa profissão”, demarcou Cláudia.

“Nós, assistentes sociais, devemos permanecer defendendo o Plano de Assistência Social, que garante as deliberações do trabalhador e dos usuários dos servilos socioassistencias, reafirmando o protagonismo da categoria, acionando e contribuindo com as entidades representativas e criando estratégias coletivas de organização e resistência”, finalizou.

Seminário

Mesas redondas, plenárias simultâneas e homenagem e lançamento da campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo” fizeram parte da programação do seminário. Também foi apresentado o Posicionamento Político dos/as Assistentes sociais sobre os cortes e retrocessos na política de assistência social.

Entre os temas debatidos estão: “Família, Gênero e Assistência Social com Regina Mioto”; “Proteção social, financiamento e o trabalho do/a assistente social”; “Assistência Social, participação e educação popular,” e “Assistência Social, Território e Intersetorialidade”. Nas mesas, os/as profissionais debateram “Condições de trabalho dos/as Assistentes Sociais na Política de Assistência Social e o Projeto ético-político profissional”; “Balanço da política de assistência social no contexto neoliberal” e “Agenda política dos/as assistentes sociais: organização, estratégias e resistências”.

O evento também foi marcado pela emocionante homenagem à assistente social e ex-conselheira do CFESS Marylucia Mesquita, que faleceu em 2017. A homenagem resgatou a história de vida pessoal e profissional de Marylucia, enfatizando seu legado profissional e sua contribuição nos espaços que militou, inclusive no Conjunto CFESS-CRESS.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br