Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

CRESS Sergipe reafirma luta antimanicomial durante audiência pública sobre nova política de saúde mental

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram


Presente na audiência Pública que debateu a nova política de saúde mental e as comunidades terapêuticas, a presidente do CRESS Sergipe e militante da Frente Sergipana da Luta Antimanicomial, Joana Rita Monteiro Gama classificou como retrocesso a Nota Técnica No. 11/2019, que altera a Política Nacional de Saúde Mental e as diretrizes da Política Nacional sobre Drogas.

Realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, a atividade e reuniu profissionais que atuam na política de saúde mental, sobretudo assistentes sociais e psicólogos, gestores e militantes da luta antimanicomial, além dos conselheiros do CRESS Sergipe, Dilea Lucas e Jonathan Rabelo, e da conselheira-presidente da entidade, Joana Rita. A realização da audiência foi do deputado Capitão Samuel (PSC).

Joana destacou que a Nota Técnica vai na contramão da reforma psiquiátrica, pois não considera que a nossa Rede de Atenção é substitutiva ao modelo que existia, dos chamados manicômios. Em outras palavras, a “nova” política de saúde mental incentiva e financia a iniciativa privada através dos hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas, em substituição às Redes de Atenção psicossocial, os CAPS, que integram o Sistema Único de Saúde.

“Os hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas têm o atestado de incompetência no tocante à atenção a pessoas que sofrem de transtorno mental. Isso está nos livros, em documentários, isso está na denúncia da Corte Internacional de Direitos Humanos contra o Brasil. Enfim, isso está na história”, destacou Joana, arrancando aplausos dos presentes.

“As comunidades terapêuticas não compõem o SUS, seu espaço não tem equipe multiprofissional, e muitas vezes atuam com viés religioso. O hospital psiquiátrico e as comunidades terapêuticas são locais que produziram e produzem exclusão. E este modelo que produz exclusão, este modelo que destitui os direitos mais elementares das pessoas não nos serve mais”, completou a presidente do CRESS Sergipe.

Outro aspecto destacado por Joana como problemático na Nota Técnica foi a possibilidade de inserir crianças e adolescentes em equipamentos públicos voltados para os adultos. “As crianças e adolescentes precisam de equipamentos especializados. A nota precisa respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente e as demais legislações já consolidadas no país”, apontou.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br