CRESS Sergipe realiza Primeira Reunião Online para entrega das DIPs

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) realizou na última sexta-feira, 16, a Primeira Reunião Online para Orientação Profissional sobre a entrega dos Documentos de Identificação Profissional (DIPs) para assistentes sociais inscritas/os neste Regional.

Os/as profissionais que participaram da primeira reunião foram convocados por email e receberam o link antecipadamente. Novas reuniões serão realizadas quinzenalmente, com os/as profissionais que já estão com as DIPs disponíveis para entrega.

Participaram da reunião, a coordenadora da Comissão de Inscrição e Registro do CRESS/SE, Rita Regina, e a agente fiscal do CRESS/SE, Lilian da Silva. De acordo com a agente fiscal Lilian da Silva, a reunião teve o objetivo de apresentar aspectos da Resolução do CFESS Nº 493/2006. “A Resolução dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional de assistente social, enquanto instrumento potencializador para a defesa das condições de trabalho do/a assistente social”, destacou Lilian, enfatizando que as normativas expedidas pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) servem para embasar a prática desses novos profissionais que estão recebendo seus Documentos de Identificação Profissional.

A coordenadora da Comissão, Rita Regina, explicou que antes de iniciar as reuniões foi feito um levantamento pela Comissão para analisar as DIPs que já estavam disponíveis para entrega. “Fizemos uma lista com esses profissionais e, semanalmente, estamos analisando os processos de quem deu entrada no registro profissional antes e depois da pandemia”, afirmou.

Sobre o atraso das DIPs

Rita Regina também reforça que a atual gestão do CRESS está empenhada em solucionar a situação de atraso nas entregas das DIPs. “Temos muitos profissionais que deram entrada há mais de um ano e, infelizmente, ainda não receberam seu Documentos de Identificação. Mas nosso objetivo é que até o final deste ano consigamos entregar a maioria das DIPs dos profissionais que deram entrada há mais tempo, pois precisamos e queremos o mais rápido possível regularizar essas pendências”, disse.

Orientações à categoria

“Também queremos orientar a categoria que o processo de emissão desses documentos são demorados por questões burocráticas, pois tudo precisa ser aprovado pelo Pleno e passado ao CFESS, que faz a elaboração dos documentos e depois envia para os Regionais”, reforçou Rita.

Comissão de Inscrição

Também integram a Comissão de Inscrição e Registro Profissional os conselheiros Aloísio Júnior, Natalia Dalto e Conceição Balbino.