O processo de votação presencial do conjunto CFESS/CRESS foi concluído na última quinta-feira, 16, e o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/SE), divulga o resultado das urnas. O processo de votação contou com ampla participação da categoria: 25% de participação, muito além do quórum mínimo necessário, que é de 15%.
Para assumir a gestão do CRESS/SE para o triênio 2017-2020, foi eleita a chapa única “Vamos lá fazer o que será”, com um total de 197 votos, sendo 143 de profissionais que atuam na capital e na grande Aracaju, e 54 no interior do Estado, que votaram por correspondência. Nenhum profissional anulou o voto na eleição do regional e apenas 21 votaram em branco.
Os/as Assistentes Sociais de Sergipe também ajudaram a eleger a nova gestão do Conselho Federal de Serviço Social, depositando, na chapa única que concorria ao pleito, “É de batalhas que se vive a vida”, 121 votos presenciais e 56 por correspondência. Foram registrados dois votos nulos na chapa do conselho federal e 32 profissionais votaram branco.
A presidente do regional, Itanamara Guedes, frisou a importância da participação massiva da categoria nas eleições e agradeceu a todos que participaram da eleição. “Os membros da comissão eleitoral, da mesa eleitoral, da mesa apuradora e os funcionários do CRESS foram fundamentais para que as eleições ocorressem com eficiência, lisura e transparência. Agradecemos ainda, de forma especial, a todos os colegas assistentes sociais que, presencialmente ou por correspondência, votaram e ajudaram a aprofundar a democracia interna do nosso regional”, destacou a presidente.
Para Itanamara, a participação expressiva dos/as Assistentes Sociais na eleição demonstra a representatividade do conjunto CFESS/CRESS junto à categoria em Sergipe. “Além de expressar que os/as profissionais têm no conjunto CFESS/CRESS uma referência enquanto entidade representativa dos/das Assistentes Sociais, este resultado nos indica a disposição da categoria em contribuir com as lutas a serem travadas pela nova gestão do CRESS, dando continuidade às ações de defesa da profissão e das políticas públicas, dos valores democráticos, da transparência e do nosso projeto ético-político, que foram desenvolvidas pela atual gestão ao longo dos últimos três anos”, avaliou.
Edlaine Sena, presidente eleita do CRESS/SE, também avalia positivamente o processo eleitoral e ressalta os diversos apoios que a chapa eleita obteve durante a campanha junto à categoria. “O tom da campanha foi o diálogo com a base em torno de propostas concretas para o nosso regional. A construção durante as eleições foi ampla e coletiva e permanecerá sendo durante nossa gestão”, apontou.
A vice-presidente eleita do CRESS/SE, Joana Rita, também agradeceu a todos/as assistentes sociais que participaram do processo eleitoral do conjunto CFESS/CRESS, mesmo com as adversidades do contexto que o país vivencia, marcado por inúmeras ameaças às conquistas democráticas, pelo esfacelamento das políticas sociais, pelo acirramento da precarização das relações de trabalho e pelo aumento do desemprego.
“Este tempo impõe aos assistentes sociais a necessidade de fortalecimento do projeto ético político, de articulação com os movimentos sociais e da luta dos trabalhadores. Nesse contexto, a próxima gestão do CRESS/SE, Vamos Lá Fazer o Que Será, se propõe a continuar na luta pelas conquistas da atual gestão e assume o compromisso de enfrentar os desafios que virão. Continuemos firmes, continuemos na luta”, destacou.
Mesmo não tendo sido concluídas todas as apurações em âmbito federal, a representante da chapa “É de batalhas que se vive a vida”, eleita para a gestão dos próximos três anos do CFESS, Josiane Soares, destaca que a avaliação preliminar é muito positiva. “O número de votantes em todo o Brasil já ultrapassa os 16 mil votantes, e nosso quórum nacional era pouco mais de 15 mil votos. Em Sergipe a votação foi bem expressiva, diferente dos últimos anos, em que a gente ficava no limite do quórum”, ressaltou.
Nova gestão, novas lutas
Para Edlaine Sena, o principal desafio da nova gestão será aprofundar o processo de interiorização das ações do conselho, uma das prioridades da atual gestão. “Conseguir descentralizar ainda mais a gestão do CRESS/SE para garantir, cada vez mais, a participação dos/das profissionais que atuam no interior do Estado para que possamos discutir e fortalecer nossas lutas em defesa da profissão e das políticas públicas. Essa era uma proposta fundamental da nossa chapa e será um desafio importante da nossa gestão”, avaliou a nova presidente, que toma posse em maio deste ano.
“Nós vamos fortalecer a atuação no interior de Sergipe, seja intensificando as ações de orientação e fiscalização, seja escutando e debatendo com nossa base quais são as principais demandas profissionais. Com isso, pretendemos não apenas fortalecer o CRESS/SE cada vez mais, mas também nos fortalecer enquanto categoria”, finalizou Edlaine.
Diante do cenário de regressão dos direitos sociais e trabalhistas, de contra-reformas impostas pelo Governo Federal, Josiane Soares frisou a predisposição da gestão eleita em intensificar esses os enfrentamentos que a gestão atual do CFESS já tem feito. “Entendemos que somos parte da classe trabalhadora e que, portanto, nosso lugar é ao lado dos movimentos e das entidades que fazem enfrentamento a essas políticas regressivas do governo Michel Temer em nível nacional e seus representantes nos estados”, afirmou.
Ela destacou ainda algumas lutas específicas da profissão que também precisam ser travadas na defesa dos espaços ocupacionais, contra os processos de precarização e desregulamentação das contratações, na observância das condições de trabalho. “Como somos uma chapa de continuidade, nosso compromisso é dar, ainda, fôlego a todas as pautas que já estão presentes na agenda do conjunto”, resumiu.
Confira os dados da apuração na íntegra:
Votos totais contabilizados: 218
* Urna presencial, total de votos 150 votos
Chapa do CFESS “É de Batalhas que se Vive a Vida”
Válidos :121
Branco : 20
Nulo : 02
Chapa do CRESS ” Vamos Lá Fazer O Que Será ”
Válidos: 143
brancos: 07
Nulo: 0
* Votos por correspondência, total de votos 68
Chapa do CFESS “É de Batalhas que se Vive a Vida”
Válidos : 56
Branco : 12
Nulo : 0
Chapa do CRESS ” Vamos Lá Fazer O Que Será ”
Válidos: 54
brancos: 14
Nulo: 0