CHAPA ÚNICA:
“UNIR FORÇAS PARA AVANÇAR NAS LUTAS”
Eleições CRESS/18ª Região
“Uma idéia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.”
Prezados(as) colegas,
Nos próximos dias 23, 24 e 25 de Março de 2011 daremos início a mais um novo ciclo democrático de escolha de nossos representantes junto ao Conjunto CFESS/CRESS. Nesse sentido, convidamos a todos(as) assistentes sociais, inscritos no CRESS/SE – 18ª Região, a irem às urnas para manifestar através do exercício do direito ao voto, o seu posicionamento acerca da escolha de representações legítimas e respaldadas pela força política de nossa categoria, contribuindo dessa forma para unir forças e juntos avançarmos nas lutas que se apresentam em nosso cotidiano.
Os compromissos assumidos com a categoria profissional dos(as) assistentes sociais pela chapa “Unir forças para avançar nas lutas” pautam-se na defesa intransigente dos princípios contidos em nosso Projeto Ético-Político Profissional, expressão máxima do Código de Ética Profissional e da Lei de Regulamentação da Profissão, constituídos, historicamente, a partir das lutas mais amplas destes profissionais e suas organizações junto aos movimentos sociais e à classe trabalhadora.
A materialização desse projeto também se faz presente no conjunto de resoluções que primam pelo exercício profissional do Serviço Social com qualidade e pelas lutas cotidianas nas quais a profissão inseriu-se nos últimos 40 anos, bem como na aliança estratégica com todas as forças políticas que coadunam com a direção hegemônica expressa pelo nosso projeto profissional. Ao somarmos forças na direção do projeto profissional do Serviço Social brasileiro, lembramos nossa disposição para o reconhecimento da nossa condição de trabalhadores(as) atentos(as) às mudanças societárias e capazes de defender, de forma intransigente, os princípios profissionais historicamente construídos pelo Serviço Social brasileiro.
Asseguramos nossa disposição em assumir o compromisso de direcionar os rumos do CRESS/SE e do Serviço Social no estado de Sergipe, nos próximos três anos, e apresentamos nosso PROGRAMA DE INTENÇÕES, que expressa nossos princípios e comprometimento com um projeto profissional que visa à construção de uma nova ordem societária, mais democrática e igualitária, fundada nos princípios da equidade e da justiça social, econômica e política.
Aos companheiros e companheiras que desejam UNIR FORÇAS PARA AVANÇAR NAS LUTAS reforçamos o chamado para a participação no processo eleitoral que em Sergipe acontecerá no dia 25 de Março de 2011, no horário das 08:00 h às 17:00 h, no CRESS/SE – 18ª Região, localizado na Rua Arauá, nº 719 Bairro- São José.
PROGRAMA
ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL
1 – Promover a gestão democrática e responsável, dando transparência e visibilidade às ações financeiro-administrativas do CRESS, a fim de que todos(as) os(as) assistentes sociais, bem como toda a sociedade, tenham acesso a estas informações;
2 – Aumentar e intensificar as ações da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), de acordo com o que preceitua a Política Nacional de Fiscalização (PNF) e a Resolução CFESS 493/06, com vistas à defesa dos direitos profissionais, melhoria das condições de trabalho e da qualidade dos serviços prestados à população e ao público usuário;
3 – Valorizar a fiscalização com o intuito de dar maior celeridade ao acolhimento, análise, julgamento e resposta às denúncias registradas no CRESS, agilizando também as visitas de fiscalização, quando necessárias;
4 – Realizar uma campanha de sensibilização contra a inadimplência junto à categoria profissional referente às anuidades devidas ao CRESS/SE;
5 – Mediar, junto às esferas governamentais, tanto do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo e Judiciário, assim como das organizações do terceiro setor e da esfera privada para que cumpram a Lei 12.317/10 que estabelece a carga horária semanal de 30h para o(a) assistente social;
6 – Realizar estudos para melhoria do processo e procedimentos de fiscalização profissional, no intuito de qualificar as ações dos(as) agentes fiscais do CRESS/SE.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
7 – Ampliação da parceria e interlocução frequente com as UFAS (Unidades de Formação Acadêmica) que administram cursos de Serviço Social com vias ao desenvolvimento de pesquisas, cursos e demais eventos que contribuam para o fortalecimento e o pensar crítico da profissão, tanto no estado de Sergipe quanto em nível nacional;
8 – Lutar por uma formação acadêmica de qualidade, alicerçada em concepções teórico-metodológicas críticas e sólidas, conforme Diretrizes Curriculares aprovadas pela ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social);
9 – Manutenção e fortalecimento do Fórum de Supervisores de Estágio de Serviço Social, garantindo a discussão e materialização da Política Nacional de Estágio, aprovada em 2010;
10 – Desenvolver atividades de estudos, pesquisas e extensão em parceria com grupos existentes nas UFAs localizadas em Sergipe, com o intuito de fortalecer a qualidade da formação e do exercício profissional;
11 – Reativar a Comissão de Formação Profissional, como estratégia para garantir a participação de profissionais e estudantes e mobilizar a categoria no direcionamento das ações propostas.
POLÍTICAS PÚBLICAS
12 – Fortalecer o Conjunto CFESS/CRESS nas lutas pela aprovação da PL 3077/2008 que dispões sobre a organização da Assistência Social (PL-SUAS);
13– Apoiar as lutas dos profissionais de Serviço Social na construção dos Planos de Cargos, Carreiras e Salário (PCCS) tendo como base as discussões de sindicatos por ramos de atividade dos diversos campos de atuação;
14 – Lutar pela inserção e ampliação do Serviço Social nas políticas de Saúde, Assistência Social, Previdência Social, Segurança Pública, Habitação, Judiciário e de Educação;
15 – Mediar, junto às esferas governamentais, tanto do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo e Judiciário, a realização de concursos públicos para assistentes sociais, fazendo gestão em relação aos Editais (com ênfase na carga horária semanal de 30h, conforme a Lei 12.317/10) e a imediata convocação dos aprovados, bem como do aproveitamento de cadastros de reservas;
16 – Fortalecimento do Grupo de Trabalho de Educação com o intuito de potencializar as mobilizações pela aprovação do Projeto de Lei 060/2007 que dispõe sobre a inserção de assistentes sociais e psicólogos nas escolas públicas de educação básica;
17 – Realizar o I Encontro de Trabalhadores da Seguridade Social de Sergipe com o intuito de fomentar o debate intersetorial entre os profissionais e a troca de experiências profissionais;
18 – Provocar o Legislativo Estadual e Municipais, em associação com o Conselho de Psicologia, para a elaboração de Projeto de lei estadual que institua equipe psicossocial nas escolas da rede pública, garantido a inserção dos(as) assistentes sociais neste espaço;
19– Desenvolver atividades e demais campanhas para fortalecer a luta pela aprovação do PL 4022/2008 que dispõe sobre o piso salarial dos(as) assistentes sociais.
20 – Estabelecer representações como referência do CRESS/SE nas 08 (oito) regiões do Estado;
21 – Reativar a Comissão de Políticas Públicas, e de subcomissões inerentes à temática, como estratégia para garantir a participação de profissionais e estudantes e mobilizar a categoria no direcionamento das ações propostas.
MOVIMENTOS SOCIAIS
22 – Articulação e envolvimento com a participação estudantil nas atividades do CRESS, considerando os estudantes como “profissionais em formação” e apoiá-los em suas demandas junto à formação profissional;
23 – Criação da Comissão de Movimentos Sociais no CRESS/SE para debater, apoiar e defender os movimentos e reivindicações mais amplos da classe trabalhadora e dos demais movimentos/segmentos sociais em defesa de seus direitos legítimos e com ênfase nos direitos humanos;
24 – Incentivo à representatividade da categoria em espaços de controle social e democrático, por meio dos Conselhos de direitos e dos Fóruns permanentes de diálogo;
25 – Realizar permanente discussão com a categoria profissional sobre a inserção dos assistentes sociais nos sindicatos por ramo de atividade, com a garantia da representação profissional de base e no fortalecimento da identidade do(a) assistente social enquanto classe trabalhadora;
26 – Estabelecer parcerias com grupos e movimentos em defesa das questões de gênero, diversidade, etnia, criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência, direitos humanos, dentre outros que se relacionem com o Projeto Ético-Político do Serviço Social com o intuito de fortalecer a luta dos segmentos que representam.
COMUNICAÇÃO
27 – Dar visibilidade ao Serviço Social, através de atividades e campanhas de valorização da profissão e dos seus profissionais junto ao Conjunto CFESS/CRESS, utilizando também a interlocução com os diversos meios de comunicação da imprensa local;
28 – Construir uma “agenda coletiva permanente” de debates e atividades junto à categoria, para discutir temas de relevância e interesse dos(as) assistentes sociais e que estejam ligados a formação e ao exercício profissional;
29 – Buscar viabilizar um horário alternativo de atendimento dos(as) assistentes sociais no CRESS, para que os profissionais tenham oportunidade de resolver assuntos de seu interesse junto à instituição;
30 – Realização do 20º Encontro Descentralizado da região nordeste, a ser concretizado em junho de 2011;
31 – Realização de Plenos Descentralizados para fortalecer a categoria profissional acompanhando o processo de interiorização da profissão em Sergipe;
ÉTICA
32 – Fortalecer a Comissão de Comunicação como estratégia para garantir a participação de profissionais e estudantes e mobilizar a categoria no direcionamento das ações propostas.
33 – Dar continuidade à realização do Curso “Ética em Movimento”;
34 – Fortalecer a Comissão de Ética, garantindo a participação das UFAs e de profissionais da base.
COMPOSIÇÃO DA CHAPA
DIRETORIA
Presidente: Vera Núbia Santos – Graduada em Serviço Social (UFS, 1992); Especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Tiradentes (1996); Mestrado (2001) e doutorado (2009) em Serviço Social pela PUC/SP; Experiência profissional no terceiro setor (SACI), na Assistência Social (SEMASC) e na formação profissional, como docente (UNIT e UFS) e como avaliadora de cursos de graduação (INEP/MEC); Foi conselheira do CRESS/SE nas gestões de 1993/96 e 1996/99, na Diretoria e no Conselho Fiscal, respectivamente; Atualmente é professora efetiva no Departamento de Serviço Social (DSS/UFS) e representa a instituição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/Aracaju), no Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS/Aracaju) e no Comitê Gestor da Escola de Conselhos de Sergipe.
Vice-Presidente: Ana Paula Leite do Nascimento – Graduada em Serviço Social (UFS, 2009); Especialista em Escola e Comunidade (UFS, 2010); Trabalhadora vinculada à política pública de Educação (IFS-SE, 2009), lotada no campus de Lagarto; Desenvolve pesquisas no âmbito do PIBIC/CNPq/IFS nas áreas de Trabalho e Educação, Inclusão Sociodigital e Acessibilidade.
1ª Secretária: Clousevania de Souza Marinho – Graduada em Serviço Social (UFS); Trabalhadora da Educação no Colégio Nossa Escola; Conselheira do CRESS/SE (Gestão 2008/2011).
2ª Secretária: Michele Vilaça Anjos de Jesus Cunha – Graduada em Serviço Social (UFS, 2008); Especializanda em “Violência, Criminalidade e Políticas Públicas” (RENAESP/UFS); Trabalhadora da Assistência Social na Estação Cidadania (Casa dos Conselhos/SEMASC – Aracaju); Assessora técnica em Controle Social; Membro suplente do Comitê Estadual de Prevenção a Mortalidade Materno Infantil, com representação pelo CRESS/SE; Colaboradora do PIBIX junto ao grupo de pesquisa “Mães de bebês Prematuros” (DPS/UFS).
1ª Tesoureira: Ana Patrícia Noia da Silva – Graduada em Serviço Social (UNIT, 2010); Atuação voltada ao Terceiro Setor.
2ª Tesoureira: Ana Caroline Trindade dos Santos – Graduada em Serviço Social (UFS, 2006); Mestrado em Serviço Social (UFPE, 2009); Trabalhadora da Assistência Social (CRAS/SEMASC-Aracaju) e professora de Serviço Social da Universidade Tiradentes (UNIT); Membro titular do Conselho Municipal de Assistência Social com representação pelo CRESS/18ª Região.
CONSELHO FISCAL
1- Welber Gontran de Santana – Graduado em Serviço Social (UFS, 2006); Experiência de trabalho no terceiro setor (ONG Luz do Sol); Atuou na política pública de assistência social (Recife, 2008); na saúde mental (CAPS-Aracaju, 2008) e; na Educação (IFS, 2009); Atualmente está vinculado à política pública previdenciária (INSS, 2009), lotado na APS/Tobias Barreto-SE.
2- Soraya Dantas de Moraes – Graduada em Serviço Social (UFS, 1994); Especialista em Saúde Pública (UNAERP, 1995) e em Administração e Planejamento de Projetos Sociais (UNAERP, 2007). Possui experiência na área da Saúde, tendo gerenciado uma Unidade Básica de Saúde (2005-2008); Professora Preceptora da UNIT nos Cursos de Serviço Social e de Medicina (2007- 2010); Conselheira do CRESS/SE, na gestão 2008/2011; Atualmente atua como Responsável Técnica na Escola Técnica do SUS – Fundação Estadual de Saúde-SE.
3- Itanamara Guedes Cavalcante – Graduada em Serviço Social (2006, UFS); Mestre em Serviço Social pela (UFPE, 2010); Trabalhadora vinculada à política pública de Assistência Social (SMAS-Nossa Srª da Glória, 2010); Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos – SINDISERVE-N.S. da Glória; Diretora de mulheres da FETAM/SE (Federação dos Servidores Públicos Municipais); Professora da UNIT; Integrante do GEM (Grupo de Pesquisa Sobre Mulher) e militante da Marcha Mundial de Mulheres.
SUPLENTES
1- Carla Vanessa Dória Silva – Graduada em Serviço Social (UFS, 2002); Especialista nas áreas de administração e planejamento de projetos sociais e política de assistência social/consolidação de direitos; Trabalhadora da política pública de Assistência Social (SEMASC-Aracaju); Coordenou os
projetos sociais “criança cidadã” (atendimento a adolescentes em
trajetória de rua) e “acolher” (atendimento à população em situação de
rua); Atualmente compõe a equipe de monitoramento e avaliação das
ações da Política de Assistência Social em Aracaju; Conselheira
titular do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Conselheira do CRESS/SE na gestão 2008/2011;
2- Júlio César Lopes de Jesus – Graduado em Serviço Social (UFS, 2007); Mestrado em Sociologia (UFS, 2010); Trabalhador vinculado à política pública previdenciária (INSS, 2009), lotado na APS/Itabaiana-SE; Membro titular do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), com representação pelo CRESS/18ª Região (2011); Vinculado ao movimento sindical através do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdência Social (SINDIPREV-SE); Integrante do Grupo de Pesquisa Geracionalidade, Imaginário e Violência – GEVIM/UCB.
3- Ingredi Palmieri Oliveira – Graduada em Serviço Social (UFS, 2009); Trabalhadora vinculada às políticas públicas de Educação (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS, antigo CEFET-SE, 2009) e de Saúde (Hospital de Urgências de Sergipe – HUSE, 2010).
4- Paulo Roberto Félix dos Santos – Graduado em Serviço Social (UFS, 2009); Especialista em Gestão de Escola-Comunidade (UFS, 2010); Mestrando em Serviço Social (UFAL, 2010); Trabalhador do campo da saúde mental, vinculado ao Núcleo de Atenção Psicossocial da Polícia Militar de Sergipe (NAPS-PMSE, 2007) e Membro Titular da Comissão Executiva do Fórum de Supervisores CRESS 18 ª Região – Sergipe (2010).
5- Maria da Conceição Alves Ferreira – Graduada em Serviço Social (UNIT, 2009); Atua na formação profissional como docente do curso tutorial de Serviço Social (UNIT).
6- Evelyn da Silva Nunes – Graduada em Serviço Social (UFS, 2008); Trabalhadora vinculada à política pública previdenciária (INSS, 2009), lotada na APS/Neópolis-SE.
7- Thaís Feitosa Teixeira da Silva – Graduada em Serviço Social (UFS, 2009); Possui experiência profissional na Política de Assistência Social; Política de Saúde, enquanto Docente Tutora da Escola Técnica do SUS – Fundação Estadual de Saúde/SE (2010); Política de Educação, na condição de Docente do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM (2009-2010).
8- Flávia Augusta Santos de Melo – Graduada em Serviço Social (UFS, 2008); Especialização em Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais (UnB, 2010); Mestranda em Educação (UFS, 2011); Possui experiência profissional na Política de Saúde (SMS-Umbaúba/SE, 2008); Trabalhadora vinculada à política pública de Educação (Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho/Itabaiana- SE/UFS, 2008).
9- Ilma Cristina Silva Oliveira – Graduada em Serviço Social (UFS, 1998); Trabalhadora do Serviço Social do Comércio (SESC) há 11 anos.