NOTA DE SOLIDARIEDADE – PELO DESPEJO DAS FAMÍLIAS DA OCUPAÇÃO JOÃO MULUNGU

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) vem a público manifestar solidariedade às famílias da Ocupação João Mulungu, que foram despejadas de forma cruel, neste domingo (23), de um prédio abandonado há anos, localizado na Avenida Ivo do Prado, Centro de Aracaju.

O local era ocupado por famílias que encontram-se em extrema vulnerabilidade social, incluindo crianças, idosos e gestantes, que não possuem assistência de programas sociais de moradia.

O CRESS Sergipe repudia a atitude de despejo das 71 pessoas do prédio, com o uso de força desproporcional, por entidades do Poder Público, através da Polícia Militar do Estado.

Essa ação violenta caracteriza uma falta de humanidade com as famílias, por ocorrer em meio a uma pandemia e, principalmente, por desrespeitar a Constituição Federal, que garante que todos e todas tenham direito à moradia, que é um direito fundamental.

Ainda devido a pandemia, vivemos atualmente com índices crescentes de miséria e de fome em nossa sociedade, o que torna essa desocupação ainda mais reprovável.

Além disso, dez integrantes do movimento que lidera a ocupação foram detidos e conduzidos à 3ª Delegacia Metropolitana, segundo a PM. O CRESS continua lutando contra a criminalização dos movimentos sociais e contra atitudes com essa, registrada durante a desocupação.

É importante ressaltar que o Congresso Nacional aprovou recentemente na Câmara Federal, a proibição de desocupações neste período de pandemia.

Lamentamos a forma truculenta e desrespeitosa da desocupação e por desabrigar as famílias sem um diálogo devido. Reforçamos que o direito à moradia continua sendo um grande problema em Aracaju e precisa ser resolvido pelas autoridades e poder público.

POR MAIS RESPEITO E MORADIA DIGNA!
MORADIA É DIREITO DE TODOS E TODAS!

Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe)
Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte – 2020/2023”

Aracaju-SE
24 de maio de 2021