Oficinas marcam a semana do/a Assistente Social 2019

Dando continuidade às atividades da Semana do/a  Assistente Social, esta quinta-feira, 16 será voltada para a formação, com a realização de cinco oficinas temáticas. Abertas a toda a sociedade, com prioridade para profissionais e estudantes de serviço social, as oficinas acontecem a partir das 14h, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, que fica localizada na Av. Augusto Franco (Av. Rio de Janeiro), nº. 2340, bairro Siqueira Campos, em Aracaju.

O conselheiro do CRESS Sergipe, Helenilton Dantas, explica que a proposta é aprofundar por área de conhecimento a temática principal da Semana do/a Assistente Social 2019. “Escolhemos cinco temas, todos voltados para o enfrentamento ao racismo, seja ele institucional, estrutural ou religioso”, explicou Helenilton.

“Com as oficinas, pretendemos aprofundar o debate e a troca de experiências sobre a exclusão social e o racismo, no contexto de retrocessos, cortes de políticas públicas e retirada de direitos sociais e trabalhistas”, completou André Dória, conselheiro do CRESS que facilitará a oficina SUAS e a questão racial.

Sobre a Semana do/a Assistente Social

Realizada pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS Sergipe), a Semana do/a Assistente Social é celebrada anualmente pelo conjunto CFESS-CRESS com o intuito de dar visibilidade à profissão e às bandeiras de luta da categoria, inseridas no atual contexto socioeconômico.

Além das oficinas temáticas, a Semana do/a Assistente Social, conta com atividades culturais e palestras com Tereza Cristina Martins, Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e Renato dos Santos Paula, Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), no dia 15 de maio, às 8h, também na Faculdade Maurício de Nassau.

Confira os locais das oficinas

Oficina 01: Saúde da População Negra.

Facilitador: Roberto Lacerda (Profº Drº da Universidade Federal de Sergipe).

Sala: 401

Oficina 02: Desmonte do SUAS.

Facilitador: André Luiz Novais Dória (Conselheiro do CRESS/SE).

Sala: 402

Oficina 03: Racismo Institucional.

Facilitadora: Tereza Cristina Santos Martins (Profª Drª da Universidade Federal de Sergipe).

Sala: 403

Oficina 04: Intolerância Religiosa e Estado Laico.

Facilitadora: Meire Mansuet Alcântara Campos (Delegada de Polícia).

Sala: 404

Oficina 05: Racismo na Escola: Como enfrentar.

Facilitadora: Maíra Ielena Cerqueira Nascimento (Coordenadora de Políticas Educacionais para Diversidade – SEMED).

Sala: 405