Para enfrentar a pandemia é preciso fortalecer o SUS

A pandemia causada pelo Novo Coronavírus tem gerado consequências drásticas em diversos países do mundo e não tem sido diferente no Brasil, onde os casos tem aumentando exponencialmente nos últimos dias, com tendência de permanecerem elevados nas próximas semanas.

Diante deste grave cenário, o Conselho Regional de Serviço Social 18. Região (CRESS Sergipe) reafirma seu posicionamento em defesa do fortalecimento Sistema Único de Saúde enquanto política pública universal, gratuita e 100% estatal.

O SUS é o único sistema de saúde pública que promove o acesso de todas as pessoas a todos os serviços de maneira igualitária. Embora sucateado, nosso sistema público de saúde é referência para diversos países e representa não apenas o acesso ao tratamento de doenças, mas a prevenção das mesmas, pois ele atua também numa perspectiva de promoção da saúde.

Um exemplo simbólico da importância do SUS diz respeito aos testes de COVID-19, disponibilizados gratuitamente pelo sistema, mas que custam, em média, 5 mil reais em países que não possuem uma política de saúde universalizada como a nossa, a exemplo dos Estados Unidos.

Há tempos nossa categoria vem denunciando o sucateamento do SUS, que se aprofunda a cada dia: seja devido à Emenda Constitucional 95, que congelou por 20 anos os gastos do setor público com políticas essenciais para a população, inclusive com a saúde, seja pelo aprofundamento da política liberal do Governo Federal. Somente no ano passado, o SUS deixou de receber R$ 20 bilhões, que foram destinados para o pagamento de juros da dívida pública.

Crise aprofunda necessidade do SUS

O/a assistente social está no rol de profissionais de saúde, e como tal, exerce papel fundamental para a análise dos determinantes sociais da saúde e para buscar a garantia dos princípios da equidade, integralidade e universalidade no SUS.

Em momentos como o que vivenciamos – em que a crise já existente é ampliada devido à pandemia, aprofundando assim a pobreza e a vulnerabilidade social – é a nossa categoria que lida com as demandas sociais dos usuários da saúde e dá encaminhamentos que buscam viabilizar a estes usuários o acesso aos seus direitos sociais.

Dever ético em defesa do SUS

Dito isto, e considerando que é dever do/a assistente social, previsto em nosso Código de Ética Profissional, defender que seja assegurado a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, o CRESS Sergipe reafirma esta bandeira de luta histórica, que no momento é imprescindível para garantir a vida de milhares de pessoas.

Apoio aos que se colocam em risco

A direção do CRESS Sergipe expressa ainda, seu apoio a todos/as trabalhadores/as da saúde, que tem sido expostos/as à contaminação pelo COVID-19 e que permanecem no cumprimento do seu juramento e de seu exercício profissional, com vistas a promover a saúde e salvaguardar vidas da população brasileira.

Assim, o CRESS Sergipe reafirma seu compromisso com a luta cotidiana destes profissionais e  endossa que permanecerá atuando para que suas prerrogativas profissionais não sejam descumpridas em nenhum momento, em especial no período em que vivemos, marcado por esta grave pandemia.

Conselho Regional de Serviço Social – 18ª. Região – CRESS Sergipe

Gestão Vamos Lá Fazer o que Será