Para fazer história: chega ao fim 40º Encontro Nacional

Último dia de evento é marcado por debate caloroso e emoção. Avaliação do Conjunto CFESS-CRESS é positiva

Terminou em Brasília (DF) neste domingo, 11 de setembro de 2011, o 40º Encontro Nacional CFESS-CRESS. A capital federal foi, nos últimos quatro dias, o centro de debate do direcionamento político do Serviço Social brasileiro. Com cerca de 270 participantes, representando os/as assistentes sociais de todo o país, o evento proporcionou inúmeros debates, alguns bastante calorosos, resultando em uma agenda intensa de ações para o Conjunto CFESS-CRESS realizar até 2012.

A manhã de domingo foi marcada pela definição dos locais dos próximos eventos do Conjunto CFESS-CRESS. O Seminário Nacional de Serviço Social e Direitos Humanos acontecerá em Palmas (TO), antecedendo o 41º Encontro Nacional CFESS-CRESS, em setembro de 2012. “Com grande satisfação que receberemos estes dois grandes eventos”, afirmou a presidente do CRESS-TO, Rosinalva da Silva Alves.

Em seguida, foi deliberada a realização do seminário nacional que discutirá o Serviço Social na Educação. A cidade escolhida foi Maceió (AL). “É um evento bastante aguardado pela categoria, inclusive pela constante ação do Conjunto CFESS-CRESS para aprovação do Projeto de Lei 060/2007, que dispõe sobre a inserção de assistentes sociais e psicólogos/as nas escolas públicas de educação básica”, disse a presidente do CRESS-AL, Valéria Coelho de Omena.

A Organização Sindical dos/as Assistentes Sociais será o tema central de um terceiro seminário, deliberado pelo plenário do Encontro Nacional, que acontecerá em 2012. A cidade escolhida para receber o evento foi o Rio de Janeiro. “Estamos discutindo este tema já algum tempo e realizamos, inclusive, seminários regionais com a temática. As condições de trabalho dos/as assistentes sociais estão cada vez mais precárias e muitas dessas questões se encontram no campo da luta sindical. Está na hora de retomarmos este debate em nível nacional”, destacou a vice-presidente do CRESS-RJ, Moara Zanetti.

O Rio de Janeiro sediará também o workshop sobre a definição de Serviço Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS), previsto para o primeiro semestre de 2012, antecedendo a Conferência Mundial que acontece entre os dias 8 a 12 de julho, em Estocolmo (Suécia).

Continue lendo…