O encerramento da Semana do/a Assistente Social 2017 foi um recomeço. A última atividade do evento, na noite desta quarta-feira, 17, foi a posse da nova gestão para o triênio 2017-2020, “Vamos Lá fazer o que Será”, seguida da tradicional festa de confraternização em homenagem ao Assistente Social. Com ampla presença de estudantes e profissionais de Serviço Social, de autoridades sergipanas e de diversos representantes de movimentos sociais e sindicais, a solenidade de posse da nova gestão lotou a sede cultural do Sindijus.
“É com muita responsabilidade e compromisso com nossa profissão que iniciamos esta gestão. Temos muitos desafios, pois a conjuntura não nos é favorável, temos muito pelo que lutar, mas sozinhos não podemos transformar a realidade. Por isso, confiamos na unidade dos movimentos sociais, populares e sindicais”, apontou, em seu discurso de posse, a nova presidente do CRESS Sergipe, Edlaine Sena.
Num discurso emocionado, Itanamara Guedes se despediu da presidência do CRESS Sergipe egradecendo o empenho de todos os funcionários, assessores, prestadores de serviço e de todos os que passaram pelo órgão nesse período, especialmente os membros da gestão que permaneceram atá o final: Gilvan, Dilea, Magaly, Vanessa, Ramon e Thay.
Ela destacou que um dos marcos da gestão Ousar, Lutar, Avançar foi aproximar conselho e categoria, que passou a se reconhecer no CRESS, e gradeceu os/as assistentes sociais com atuação nos mais diversos espaços sociocupacionais que tiveram participação ativa na gestão, a exemplo do INSS, HUSE, HU, Semasc, SMS, TJ, instituições de ensino, profissionais do interior do Estado e instituições federais como o IFS.
Itanamara apresentou ainda um resgate das principais ações desenvolvidas pelo regional nos últimos três anos, sobretudo a organização administrativa e financeira do CRESS, a intensa articulação com os movimentos sociais; a defesa constante da valorização da profissão, das políticas públicas, da democracia e da cidadania; o rompimento com a lógica da invisibilidade da profissão; e o avanço no sentido de tornar o Conselho referência na imprensa nos debates relacionados ao fazer profissional da categoria.
“A gestão Ousar, Lutar, Avançar! deixa o regional com a tranquilidade de quem fez e a certeza da continuidade das ações que serão desenvolvidas pelas próximas gestões. Buscamos construir um conselho que reflete a força da nossa categoria, em consonância com nosso projeto ético político e com os ideais de transformação da nossa sociedade. Nossa gestão ousou construir um CRESS otimizado e forte; lutou em defesa de nossa profissão ao lado dos demais trabalhadores e trabalhadoras; e avançou na realização das funções precípuas do regional e no diálogo com nossa categoria e com a sociedade”, destacou Itanamara.
Após reafirmar o compromisso da nova gestão em dar continuidade às ações que já vem sendo realizadas nos últimos anos, Edlaine Sena pediu apoio da categoria. “Contribuam conosco, contribuam com nossa gestão. Pretendemos realizar uma gestão descentralizada e participativa. Então precisamos contar com nossa categoria para fortalecer nosso conselho de classe. Juntos podemos fazer o que será”, motivou a nova presidente.
Apoios
“Quero parabenizar Itanamara Guedes, que hoje se despede da gestão do CRESS Sergipe, pelo seu papel, pela sua luta, pela sua militância, pela sua coragem, e desejar muito boa sorte a essa minha grande companheira, trabalhadora e militante Edlaine Sena”, destacou a vice-prefeita de Aracaju e Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania.
“Num momento extremamente difícil como o que vivemos, vocês assistentes sociais são os principais ‘sensores’ da retirada dos nossos direitos, porque vocês são os primeiros a sentir o aumento das desigualdades e da pobreza, na medida que são os principais instrumentos de articulação para promover o acesso aos direitos sociais”, destacou Plínio Pugliesi, vice-presidente da CUT, ao ressaltar que o CRESS passou de um grande aliado da central sindical para um parceiro imprescindível nas lutas sociais e dos trabalhadores em Sergipe.
Próximos passos
Uma das prioridades da ação do CRESS nos próximos anos é o aprofundamento do processo de descentralização da atuação do regional, seja com a ampliação nas visitas de orientação e fiscalização no interior do Estado, seja com a criação dos Núcleos do CRESS em cidades pólo do interior, aproximando ainda mais a base da gestão por meio de ações locais e da escolha de interlocutores do CRESS em cada uma das regiões do Estado.
“Queremos garantir, cada vez mais, a participação dos/das profissionais que atuam no interior do Estado. Queremos escutar quais são as principais demandas profissionais para fortalecer o CRESS/SE e consequentemente fortalecer nossa categoria”, finalizou Edlaine.
Presenças
Prestigiaram a posse as Vice-prefeitas de Aracaju e Nossa Senhora da Glória, Eliane Aquino e Adriana Dantas, o vereador de Aracaju Iran Barbosa, a Secretária Municipal de Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite, o secretário adjunto da Semasc/Aracaju, Valdiosmar Vieira Santos, o vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores, Plínio Pugliesi e o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Aloísio Júnior.
Representantes do Centro Acadêmico de Serviço Social da UFS (CASSMAGA), do mandato democrático e popular da deputada estadual Ana Lúcia, do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Thais Ferdinanda, do Conselho Estadual da Pessoa com deficiência, marcar presença na posse da nova gestão. Dr Ricardo Mesquita, da Comissão de Acessibilidade da OAB, a vice-presidente do SINDASSE, Márcia Martins, o tesoureiro da FETAM, João Fonseca, Carlos Galberto representando da Associação de terapeutas ocupacionais de Sergipe, Taira dirigente do SINTUFS, além de diversas representações de movimentos sociais também estiveram presentes.
Cultural
Para comemorar a chegada da nova gestão, a alegria tomou conta da festa. Ao som da Música Popular Brasileira do cantor e compositor Alex Santana, a categoria caiu na dança. Com mais de 12 anos de carreira, Alex Santana é um dos nomes mais importantes e atuantes da cena da música sergipana