Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Sessão na Câmara de Aracaju debate condições de trabalho dos assistentes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

02 As galerias da Câmara de Vereadores de Aracaju ficaram lotadas de profissionais e estudantes de serviço social, na manhã desta quarta-feira, 11, que foram acompanhar a primeira atividade da Semana do/a Assistente Social 2016. O evento segue acontecendo até a próxima sexta-feira, 13.

A conselheira do CRESS/SE Clara Bezerra, ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Vereadores para abordar “A atuação do Assistente Social nas políticas públicas em Aracaju”, durante o projeto Tribuna Livre. A participação só foi possível graças ao requerimento apresentado à CMA pelo vereador Iran Barbosa (PT).

Em sua palestra, Clara Bezerra apontou que a profissão do assistente social é forjada nas políticas públicas, destacou as condições precárias de trabalho a que estão submetidos os profissionais e reforçou o aspecto de luta coletiva da categoria. “Nós entendemos a importância de uma profissão que se compreende enquanto categoria profissional”, destacou.

03

A garantia das condições de trabalho para os assistentes sociais ajudam a garantir a qualidade do atendimento prestado pelo profissional do serviço social à população. Defendemos nossos espaços nas políticas sociais, pois é nelas que se configura o nível de compromisso de uma nação com seu povo”, defendeu a conselheira.

Neste sentido, a conselheira do CRESS/SE cobrou condições dignas de trabalho para a categoria, com espaços adequados e que apresentem condições minimas de atendimento. Salas individuais, privacidade para garantir o sigilo profissional são alguns dos aspectos apontados por ela como necessidades recorrentes nos espaços de trabalho dos/as assistentes sociais em Aracaju.

Outro pleito da categoria defendido por Clara Bezerra com vistas a garantir a melhoria dos serviços prestados à população foi a ampliação do quadro de assistentes sociais no serviço público por meio de concurso público. “Quando pedimos concurso público é porque é necessário o compromisso com o desenvolvimento da sociedade”, afirmou. Ela defendeu ainda que o concurso garante também a liberdade de atuação profissional. “Jamais se pode atender com liberdade profissional quando esse espaço é político, ideológico”, argumentou.

A conselheira defendeu ainda a inserção do profissional de serviço social na rede pública de educação, como garante o Projeto de Lei 60/2007, que tramita no Congresso Nacional. “Nós, assistentes sociais precisamos ocupar a educação. Entendemos que a política pública de educação é tao importante quanto a de saúde, da assistência e da habitação, mas é no processo de educação que a criança tem oportunidades de conhecer e escolher”, justificou.

O vereador Iran Barbosa rememorou a luta travada por ele para garantir que o gestor público da pasta da assistência social seja profissional da área e denunciou a redução de investimentos na área “Assistimos, ano após ano, o executivo municipal encaminhar o orçamento para esta Casa com redução de investimentos em áreas essenciais para a população”, lamentou.

Quem controla o poder tem ranço de tratar de forma adequada as questões e os interesses da população vulnerável. Por isso, talvez a missão de vocês seja tão difícil de ser cumprida e as condições de trabalho sejam tão aviltantes. A lógica é dar ao pobre escola pobre, saúde pobre, e aos assistentes sociais pobreza de condições de desenvolver o trabalho necessário”, resumiu o parlamentar.

A vereadora Lucimara Passos chamou de desrespeitosa a forma como os assistentes sociais são tratados pela gestão municipal e criticou a restruturação da gestão de Aracaju que transformou a Secretaria Municipal de Assistência Social em Secretaria Municipal da Família. “Não foi só uma mudança de nome. Essa alteração revelou o esvaziamento das políticas, revelou minimizar e reduzir o controle social”, lamentou.

Além de Iran Barbosa e Lucimara Passos, outros parlamentares municipais parabenizaram a passagem do Dia do/a Assistente Social e saudaram os profissionais e estudantes que acompanhavam a sessão plenária, a exemplo dos vereadores Dr. Emerson (Rede), Emanuel Nascimento (PT), Anderson de Tuca (PRTB), e Valdir dos Santos (PT do B).

Sobre a Semana do Assistente Social

A Semana do/a Assistente Social marca a passagem do Dia do Assistente Social, comemorado em todo o país no dia 15 de maio. A atividade é promovida anualmente pelo CRESS/SE e integra uma série de ações realizadas em todo o país pelos Conselhos Regionais e Federal de Serviço Social. Com o tema “80 anos do Serviço Social”, este ano o evento resgata a história do Serviço Social no Brasil e em Sergipe, destacando o papel do profissional da área nas principais lutas travadas ao longo das oito últimas décadas no país e nos últimos 62 anos no Estado.

A programação do evento inclui, além da sessão na Câmara de Vereadores de Aracaju, um ato público, palestra no grande expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe, palestras com Maria Carmelita Yasbek e Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves, além do lançamento de um curta-documentário que resgata a história do CRESS Sergipe.

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br