Vem aí o Seminário Nacional de Serviço Social e Direitos Humanos

Foram abertas na última  sexta-feira, 27 de julho, a partir das 15h, as inscrições para o Seminário Nacional de Serviço Social e Direitos Humanos. O evento vem cumprir a deliberação nº 20 do eixo Ética e Direitos Humanos, que definiu por “Realizar Encontro Nacional sobre Serviço Social e Direitos Humanos precedendo o Encontro Nacional CFESS-CRESS de 2012, incluindo a discussão sobre a concepção de direitos humanos defendida pelo Conjunto, precedido de encontros regionais.”

Segundo a coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS, Marylucia Mesquita, a realização do seminário ocorre em um contexto de permanentes violações de direitos, de reprodução crescente das múltiplas expressões da questão social e, sobretudo, em um contexto de banalização da vida humana, um contexto de barbárie. “Afinal, no momento presente, em que o ter se sobrepõe ao ser social, torna-se imperativa a reflexão crítica sobre qual concepção ética e qual concepção de direitos humanos orientam as mediações profissionais cotidianas para o fortalecimento do projeto ético-politico na perspectiva da emancipação humana”, afirmou a conselheira.

O evento, que ocorrerá em Palmas (TO), de 4 a 6 de setembro, antecedendo o 41º Encontro Nacional CFESS-CRESS, contará com debates sobre “Direitos humanos, sociabilidade e projeto ético-político”; “Direitos humanos no Brasil: conquistas e desafios”; “No mundo de desigualdade social, toda violência e negação de direitos”, além de plenárias simultâneas sobre direitos humanos e exercício profissional, nas quais serão problematizadas questões referentes aos direitos humanos nas políticas sociais; as particularidades da atuação do/a assistente social nos processos de desapropriações, remoções e despejos; em processos de internação/abrigamento compulsórios; o enfrentamento ao preconceito no cotidiano profissional e depoimento sem dano como uma violação de direitos humanos.

As inscrições serão gratuitas e realizadas pelo site do Conselho Federal, em link a ser disponibilizado na parte central da homepage nesta sexta-feira, e ocorrerão somente em uma etapa. O/a participante poderá confirmar sua inscrição pelo menu “Lista de inscritos/as”, disponibilizado na página de inscrição. Se seu não nome não estiver nesta lista, é porque sua inscrição não foi efetuada com sucesso.

As vagas são limitadas, de acordo com a capacidade do local do evento e da disponibilidade de espaços em Palmas (TO), e estão distribuídas da seguinte forma:

Assistentes sociais – 300 vagas

Estudantes de Serviço Social – 65 vagas

Profissionais de outras áreas – 35 vagas

Quem não conseguir se inscrever poderá acompanhar o seminário pela internet, por meio de link que será divulgado no site do CFESS. É importante que, no dia do evento, o/a participante não se esqueça de levar um documento de identificação com foto para o credenciamento. Se houver desistências, serão abertas inscrições no local do evento. O certificado será fornecido somente aos/às participantes presenciais. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail seminario@cfess.org.br