1ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Anuidade discute questões de anuidade e inadimplência do CRESS/SE

A equipe que compõe a Comissão Mista da Anuidade do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), promoveu na última semana a primeira reunião do Grupo de Trabalho da Anuidade (GT), que aconteceu de forma virtual para discutir as questões da anuidade e inadimplência do CRESS/SE.

A Comissão foi composta na reunião realizada pelo CRESS Sergipe com a categoria no mês de julho deste ano. A criação dessa comissão foi um compromisso de campanha da atual gestão “É Preciso Estar Atento e Forte” 2020-2023 e é composta por membros da base e da direção do Regional, tendo como objetivo a realização do estudo técnico de caráter administrativo, financeiro e jurídico para definição dos valores referente à anuidade, em consonância com o que preconiza o Conjunto CFESS/CRESS, submetendo os seus resultados para análise e apreciação dos/as assistentes sociais em assembleia ordinária da categoria ao final do ano de 2020.

De acordo com a vice-presidente do CRESS/SE, Joana Rita Gama, que integra a Comissão da Anuidade, o objetivo da comissão é estudar, avaliar e revisar a anuidade, levando essas informações para a base. “Nosso objetivo é entender se há possibilidade de diminuir o valor da anuidade. Nessa primeira reunião analisamos despesas e receitas dos últimos quatro anos. Cada um colocou a sua percepção e fizemos uma análise de conjuntura sobre o momento de dificuldade em que o país está passando, assim como a dificuldade do próprio Conselho, pois este é um ano atípico com a questão da crise econômica por conta da pandemia”, explicou Joana.

Representando a categoria na Comissão da Anuidade, a assistente social Karen Santana, que atua na política pública de Assistência Social, destacou que foi realizada inicialmente uma radiografia da parte financeira do CRESS. “Discutimos de que forma poderíamos travar estratégias, no sentido de enxugar ao máximo as despesas correntes com o objetivo de tentar minimizar ou flexibilizar ao máximo os custos com as anuidades da categoria. Ainda na reunião foram indicados os nomes para a coordenação da comissão, porém um dos membros ficou de analisar a sua indicação e decidirá na próxima reunião que ainda será agendada”, acrescentou a integrante da Comissão.

Presentes na reunião do GT da Anuidade

Joana Rita Gama – assistente social do Hospital Universitário/UFS e da SMS/Aracaju
Izabel Menezes – assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Lagarto
Everton Melo da Silva – assistente social e professor universitário
Bruna da Paixão Santana – assistente social residente – HU/UFS
Agnes Freire – assistente social da Fundação Renascer
Karen Santana – assistente social da Secretaria de Estado de Inclusão e Assistência Social
Vera Núbia Santos – docente da UFS
Ana Paula Leite Nascimento – assistente social do IFS/Campus Lagarto.