CFESS recebe Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT

Nesta quinta-feira, 22 de julho, o CFESS obteve mais um conquista pelo compromisso de luta pelos direitos LGBT: recebeu, em conjunto com o CRESS-MG, o Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT de Belo Horizonte (MG), entregue pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG). Além do Conselho Federal, órgãos como a Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural – SID do Ministério da Cultura, a Coordenação Municipal de DST e AIDS do município de Belo Horizonte e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) também foram premiados na cerimônia que ocorreu no auditório do Sindicato dos Jornalistas.

Reiterando o apoio que sempre deu à causa LGBT, o CFESS foi representado pela conselheira do CRESS-MG Maria de Lourdes Borges e pela presidente do CRESS-MG, Rosângela Pinheiro. “A premiação foi um reconhecimento de que é importante manter a resistência e o movimento de luta pela cidadania LGBT. O Conjunto CFESS/CRESS tem lutado não só pela comunidade LGBT, mas atuado também em outras frentes direcionadas às políticas afirmativas”, reforça a presidente.

Para a conselheira do CFESS Silvana Mara de Morais dos Santos, receber o prêmio mostra a importância do trabalho que vem sendo feito no Conselho em prol dos direitos da população LGBT. “A liberdade de orientação e expressão sexual e a identidade de gênero são dimensões da diversidade humana e por isso integram a agenda de luta do Serviço Social brasileiro. O trabalho do CFESS sempre esteve orientado na perspectiva de defesa intransigente dos direitos humanos articulado à crítica à sociabilidade capitalista que promove formas de reprodução da opressão, dentre muitas outras, por orientação sexual. Continuaremos lutando para que a população LGBT seja respeitada e tenha seus direitos fortalecidos”, completa.

Em sua 6ª edição, a premiação antecede a Parada LGBT da capital mineira, marcada para este domingo, 25 de julho. A cerimônia de entrega do prêmio corresponde ao momento em que os organizadores da Parada reconhecem pessoas e entidades que, no último ano, contribuíram para a luta contra a homofobia. O presidente do CELLOS-MG, Carlos Magno, destacou a importância das ações a favor dos direitos LGBT. “Nossa luta contra discriminações e preconceitos é uma luta pelo aprofundamento do sentido democrático em nossa sociedade, onde as diferenças não excluam o ser humano e não lhes neguem sua própria humanidade”, resume.

Histórico
Desde 2006, quando o Conjunto CFESS-CRESS lançou a campanha pela liberdade de orientação e expressão sexual, em parceria com as entidades políticas LGBT, e publicou a Resolução 489/2006, “que estabelece normas vedando condutas discriminatórias ou preconceituosas, por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo, no exercício profissional do assistente social”, o CFESS tem acompanhado as demandas desses sujeitos coletivos e apoiado ações que contribuam para superar preconceitos e violações de direitos. Neste ano, o Conselho Federal participou também da 1ª Marcha Nacional contra a Homofobia, no dia 19 de maio, em Brasília-DF.