CRESS/SE apresenta resultado do estudo do GT da anuidade, lança Ouvidoria, realiza prestação de contas e informa valor da anuidade 2021

Em reunião online com a categoria dos/as assistentes sociais nesta sexta-feira, 20, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) apresentou as ações dos seis meses da “Gestão É Preciso Estar Atento e Forte – 2020/2023”, divulgou o lançamento da Ouvidoria do Regional, além de realizar a Prestação de Contas e apresentar o valor da anuidade de 2021, após estudo do Grupo de Trabalho (GT da Anuidade).

Dentre as principais ações divulgadas na reunião, as visitas de Orientação e Fiscalização foram destaque, pois no último mês, 25 instituições públicas e privadas de 11 municípios sergipanos foram fiscalizadas para verificar as condições éticas e técnicas do exercício profissional. Sobre o assunto, a presidente do CRESS/SE, Dora Rosa Horlacher, enfatizou o esforço do conselho para se aproximar ainda mais da categoria. “A função principal do CRESS é a fiscalização, ouvimos em campanha o pedido da categoria em realizar mais visitas no interior. Mesmo com dificuldades financeiras, nós estamos realizando esse compromisso da gestão, para não só olhar as irregularidades como ouvir as demandas dos profissionais, analisando as condições éticas e técnicas onde eles estão atuando. Estamos também divulgando, a cada mês, as cidades e instituições que foram visitadas, através do Mapa da COFI”, afirmou.

Dora também destacou na reunião as entregas dos Documentos de Identificação Profissional (DIPs). “Desde agosto desse ano, quando a equipe do CRESS voltou a trabalhar presencialmente, nós conseguimos liberar 126 DIPs que estavam atrasadas. Encontramos carteiras para serem feitas de 2016 até 2019 e por isso pedimos a compreensão dos profissionais de serviços social. A comissão de Inscrição e Registro está fazendo reuniões semanais para avaliar todos esses processos. Estamos aguardando os novos lotes chegarem. A gente encaminha para o CFESS, que encaminha para a empresa que confecciona os documentos”, disse a presidente do Regional, que durante a reunião falou também das reuniões de planejamento da gestão e das adequações sanitárias do CRESS para atendimento presencial através de agendamento.

Apresentação da Ouvidoria

A conselheira do CRESS, Conceição Balbino, apresentou o lançamento da Ouvidoria do CRESS Sergipe, que tem o objetivo de aprimorar o atendimento e agilizar a resolução das demandas, junto à base. “Para entrar em contato com a Ouvidoria, criamos o email ouvidoria.cressse@gmail.com e vamos disponibilizar um FORMULÁRIO DE PRIMEIRO ACESSO, para que todos/as solicitantes possam registrar suas informações e dados pessoais, facilitando assim que a equipe da Ouvidoria possa entrar em contato e conhecer o perfil de quem precisa dos serviços prestados pelo CRESS. Com a ouvidoria, os/s profissionais podem fazer denúncias, reclamações, sugestões, elogios, solicitações e informações. As demandas serão respondidas em até 30 dias e podem solicitar sigilo de identidade”, explicou.

Anuidade

Ainda na reunião, a conselheira do CRESS/SE, Rita Regina, falou sobre a participação de integrantes do CRESS na Plenária Nacional do Conjunto CFESS/CRESS. Seguindo as orientações da Plenária Nacional, que consensuou em manter os patamares mínimos e máximos da anuidade de 2020 para 2021, e analisando as conclusões do GT da Anuidade, o Pleno do CRESS deliberou pela manutenção do valor da anuidade atual para 2021.

O Grupo de Trabalho (GT) da Anuidade apresentou o relatório após avaliação e estudo técnico, de caráter administrativo, financeiro, jurídico e político, para análise do valor da anuidade e medidas de combate à inadimplência, avaliando as despesas e receitas do CRESS Sergipe.

O integrante do GT da anuidade, o professor e assistente social Everton Melo, enfatizou que o grupo, composto por três assistentes sociais da gestão e seis da base, realizou oito reuniões virtuais entre agosto e outubro deste ano, sendo divididos em três subgrupos: Orçamento, Anuidade e Inadimplência. “Discutindo as despesas e receitas do CRESS, percebemos que mais de 50% das despesas está comprometida com a folha de pagamento de pessoal, após o panorama analisou-se estratégias de enxugar ao máximo as despesas. A inadimplência fixou-se como algo comum a quase metade dos assistentes sociais inscritos”, explicou.

O estudo definiu ainda que diante da realidade atual do Regional, a proposta é manter o mesmo valor da anuidade desse ano até o fim da atual gestão e apresentou 12 propostas para melhoria do regional, dentre elas, diminuir despesas, realizar levantamento da inadimplência, além de apresentação didática das despesas do CRESS à categoria.

O conselheiro do CRESS, Jailson Ramos finalizou a reunião destacando a manutenção do valor da anuidade, mostrando as formas de pagamento e parcelamento da anuidade em 2021. “O pagamento parcelado em cartão ou boleto pode ser realizado em até 6 parcelas de 81,88 e o pagamento em cota única em cartão e boleto fica de 491,27 até 10/05”, disse ele, que também fez a abertura da reunião citando a importância dos/as assistentes sociais no combate ao racismo e frisando o Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro.