CRESS Sergipe participa de Reunião ampliada de conselhos de políticas públicas em Brasília

Diversos conselhos de políticas públicas se reuniram na última semana em Brasília para pesnsar ações conjuntas no sentido de enfrentar o desmonte das políticas públicas e fortalecer a articulação e a atuação intersetorial destes importantes espaços de controle social. O CRESS Sergipe esteve no encontro, representado pelo conselheiro Andrenito Santos de Menezes, que representa o CRESS Sergipe no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (CONSEAN).

Estiveram presentes na reunião diversos Conselhos Nacionais, a exemplo do Conselho Nacional de Assistência Social, Conselho Nacional de Igualdade Racial, Conselho Nacional da Mulher, Conselho Nacional de Comunidades e Povos Tradicionais, Conselho Nacional de Meio Ambiente, entre outros.

O conselheiro explica todas as políticas públicas, entre as quais estão o Pacto Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, são intersetoriais, ou seja, dialogam entre si. “A adesão ao Pacto não se refere apenas a alimentação, mas sim a um pacto onde todos assumem defender as políticas sociais”, defendeu Andrenito. “Discutir caminhos para as políticas sociais na conjuntura em que vivemos é algo fundamental, pois precisamos fortalecê-las para que estas não sejam definitivamente extintas, principalmente com o congelamento dos recursos praticado pelo governo federal como também o enfraquecimento das instâncias de controle social, que se materializa nos Conselhos”, destacou Andrenito, ressaltando que o momento é de fortalecermos cada vez mais, a sociedade civil por meio dos conselhos, que são espaço de luta e defesa de direitos adquiridos.

O CRESS enquanto entidade de defesa do Serviço Social, tem contribuído firmemente na construção desse dialogo em conjunto com outras instituições da sociedade civil. “Nossa representação no CONSEAN busca sempre enfatizar o papel de cada ente, como rege os princípios da interdisciplinaridade e intersetorialidade, sempre pregando o respeito, a equidade o empoderamento social, a inclusão social e produtiva dos povos e comunidades tradicionais e das pessoas em situação de risco social. Defender os direitos da classe trabalhadora é, sem sombra de dúvidas, o nosso papel enquanto profissional e enquanto indivíduo. Resistir é mais que necessário”, finalizou o conselheiro do CRESS Sergipe.

Segurança Alimentar

Além da reunião ampliada, Andrenito esteve na 10a. Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com o objetivo de assegurar e iniciar o processo de organização da 6a. Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, à luz da 5a. Conferência.