CRESS Sergipe realizará Reunião Online alusiva ao XXIX Encontro Descentralizado da Região Nordeste

Este ano, o XXIX Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS/CRESS será organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) nos dias 28 e 29 de agosto. O evento, realizado anualmente, é um importante espaço de articulação, formulação e avaliação da política do conjunto CFESS/CRESS. Com o tema “Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe?”, frase de autoria de Marielle Franco, o encontro pretende discutir principalmente as questões do racismo.

Por conta da pandemia, o CFESS emitiu orientações aos CRESS, por meio da resolução nº 949/2020, acerca das etapas deliberativas do Conjunto CFESS/CRESS para o ano de 2020, considerando os impactos da Pandemia Mundial do Novo Coronavírus (Covid-19). Por isso, o encontro descentralizado deste ano não terá caráter deliberativo, e sim consultivo e participativo em formato de encontros virtuais com representantes dos nove estados do Nordeste, reunindo conselheiros/as e convidados/as.

De acordo com a conselheira do CRESS/SE e coordenadora da Comissão do XXIX Encontro Descentralizado Nordeste, Rita Regina, apesar do cancelamento das etapas deliberativas, as reuniões alusivas ao encontro, mesmo sendo em modalidade virtual, serão essenciais para o processo de planejamento para o triênio 2020-2023. “A categoria já vem participando do processo de construção por meio de propostas e sugestões realizadas por meio de consulta pública”, disse a coordenadora da Comissão.

“Irão participar do evento as entidades que representam o serviço social: a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), os representantes do CRESS de Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí, além dos representantes do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e o Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A abertura será transmitida ao vivo pelo Youtube do CRESS Sergipe e aberta ao público, onde contaremos com uma Mesa de Análise de Conjuntura, com a participação do professor Everton Melo e a professora Josiane Soares”, explicou Rita Regina.

Sobre a escolha do Estado

Anualmente, cada estado do Nordeste organiza o evento. No encontro descentralizado de 2019, Sergipe foi o estado escolhido para sediar o encontro descentralizado de 2020. Mesmo no contexto da pandemia, o evento não deixará de acontecer e ocorrerá na modalidade virtual, servindo para encaminhar as propostas para a Plenária Nacional, a ser realizada em outubro de 2020, seguindo a orientação do CFESS.

28/08/2020 – SEXTA-FEIRA

• 14h às 17h – FÓRUM DAS COFI DA REGIÃO NORDESTE
    Acolhimento: CRESS18ª – SERGIPE (Aloísio Júnior – comissão organizadora)

Tema: Avanços e desafios para a garantia das condições ética e técnicas dos Assistentes Sociais, a partir das estratégias criadas pelas COFIs para efetivação da fiscalização no atual cenário de pandemia. (Representante da COFI do CFESS)

PARTICIPANTES E DEBATEDORES
CRESS 16ª – Alagoas
CRESS 5ª – Bahia
CRESS 3ª- Ceará
CRESS 2ª – Maranhão
CRESS 13ª – Paraíba
CRESS 4ª – Pernambuco
CRESS 22ª – Piauí
CRESS 14ª – Rio Grande do Norte
CRESS 18ª – Sergipe

REUNIÃO ON-LINE ALUSIVA AO ENCONTRO DESCENTRALIZADO REGIONAL NORDESTE

28/08/2020 – SEXTA-FEIRA

18h45 – Atração cultural
19h- MESA DE ABERTURA composta pelas entidades representativas (ENESSO, ABEPSS, UFS, CRESS-SE e CFESS)
19h15- Apresentação dos Conselhos Regionais participantes do evento
19h35 – Apresentação do documento orientador e orientações sobre a dinâmica de debate nos eixos (Rita Regina – coordenação da comissão organizadora do descentralizado)
19h40 – MESA DE CONJUNTURA sobre o tema: “Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe?” (Marielle Franco), com os professores Everton Melo da Silva e Josiane Soares Santos. (Coordenação da mesa: Maria Auxiliadora de Oliveira Rosa Horlacher)
20h40- Debate
22h – Encerramento

29/08/20020 – SÁBADO

• 9h às 12h – Salas dos eixos de discussão

EIXOS TÉMATICOS:

• Eixo ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO – coordenação: André Domingos de Assis França (PE) – relatoria: Ricardo de Santana Marques (SE);
  • Eixo ÉTICA E DIREITOS HUMANOS – coordenação: Maurício Alencar e Silva Bodnachuk (BA) – relatoria: Indiana Vieira Santos (SE);
  • Eixo SEGURIDADE SOCIAL – coordenação: Ana Paula Silveira (CE) – relatoria: José Aloísio dos Santos Junior (SE);
  • Eixos FORMAÇÃO E TRABALHO PROFISSIONAL e RELAÇÕES INTERNACIONAIS – coordenação: Drª Luciana Cantalice (PB) – relatoria: Maria da Conceição Souza Mendonça (SE);
  • Eixo COMUNICAÇÃO – coordenação: Fabiana Soares de Almeida (PI) e relatoria: Tâmara Feitosa Oliveira (PI);
  • Eixo ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO – coordenação: Joana Rita Monteiro Gama (SE) –relatoria: Édsina Izabel de Almeida Melo (SE).

12h às 14h – Intervalo para almoço
14h- Exposição sobre Fórum Nacional de Formação Profissional
14h30- PLENÁRIA FINAL com apresentação das propostas dos eixos (Coordenação: Rita Regina Domingos da Cruz Rodrigues)
17h- Avaliação do evento pelos participantes de todos os regionais e encerramento com CRESS-SE e CFESS