CRESS/SE se soma ao Dia Nacional de Mobilização e Luta

IMG-20160923-WA0003A tarde desta quinta feira, 22, foi marcada por muita luta contra os retrocessos impostos pela agenda conservadora do governo ilegítimo de Michel Temer em todo o Brasil. Em todas as capitais, as principais centrais sindicais – CUT, CTB e UGT – realizaram paralisações, caminhadas e atos públicos que marcaram o Dia Nacional de Mobilização e Luta, uma espécie de preparação para a Greve Geral Nacional.

Em Aracaju, sindicalistas, militantes dos movimentos populares e sociais, juventude, estudantes e trabalhadores de diversas categorias coloriram de vermelho as ruas da capital, da Praça da Bandeira, até a Praça Fausto Cardoso, em frente ao Tribunal de Justiça de Sergipe. Ao lado dos/as assistentes sociais, o CRESS Sergipe esteve presente na caminhada, representado pela sua presidente, Itanamara Guedes, e pelos conselheiros Gilvan Santos e Magaly Goes.

O aumento da jornada de trabalho para 12 horas diárias, terceirização das atividades fim, ampliação do tempo de trabalho para aposentadoria, desmonte das políticas sociais, cortes na política de educação, redução do SUS e precarização do SUAS, são algumas das medidas do Governo Temer que representam graves retrocessos para os trabalhadores, medidas que estão sendo combatidas nas ruas, por meio das manifestações que marcam o Dia Nacional de Mobilização e Luta.

Para nós, assistentes sociais, a situação é ainda mais grave, pois além de sermos prejudicados enquanto trabalhadores, vemos nosso principal espaço sócio ocupacional de trabalho que são as políticas públicas serem desmontadas” lamentou a presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes, destacando o projeto de Lei Complementar 257 e a Proposta de Emenda à Constituição 241 como dois dos principais instrumentos para instituir este desmonte.