Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: Cress/SE defende direitos da pessoa com deficiência

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Em 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133 mas já era lembrada desde 1982 por iniciativa de movimentos sociais. Uma pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo, sejam eles de natureza física, intelectual ou sensorial. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, esses impedimentos em interação com barreiras arquitetônicas e atitudinais, podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com os demais cidadãos.

Discutir o tema Pessoa com deficiência no meio profissional significa reforçar o posicionamento da categoria do Serviço Social com o compromisso ético da plena expansão dos indivı́duos sociais, em que se busca construir por meio da atuação profissional das/os assistentes.

É essencial defender a universalidade do acesso a bens e serviços, visando à materialização da equidade e da justiça social. Esses princı́pios éticos direcionam as/os assistentes sociais na defesa de toda população e em particular das pessoas com deficiências.

Sobre a data

A data do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, foi escolhida por ser o Dia da Árvore e a véspera da primavera, significando o nascimento das reivindicações de direitos e da participação plena em igualdade de condições.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br