Encontro regional aponta avanços e desafios dos CRESS no Nordeste

1. Ao lado de representantes de todos os Conselhos Regionais de Serviço Social do Nordeste, o CRESS Sergipe participou do XXVIII Encontro Descentralizado Região Nordeste do Conjunto CFESS/CRESS, realizado em Recife/PE, entre os dias 19 e 21 de julho.

O evento, realizado anualmente, é um importante espaço de articulação, formulação e avaliação da política do conjunto CFESS/CRESS. “Este é o momento em que coletivamente fazemos uma avaliação parcial de avanços e desafios da atuação do conjunto no último triênio, apontando as pautas prioritárias da nossa região, que serão levadas ao encontro nacional”, explica o conselheiro do CRESS Sergipe, Helenilton Dantas, que participou do evento em Recife.

Ao todo, se reuniram cerca de 100 conselheiros/as, assessores/as, funcionários/as e profissionais de base, que foram eleitos delegados em seus respectivos estados. Também acompanharam o encontro convidados/as e observadores/a de todo nordeste brasileiro.

Com tema “Eles combinaram de nos matar, mas nós combinamos de não morrer”, o encontro refletiu acerca dos rebatimentos do cenário de profundos retrocessos que o país vivencia na população negra e pobre.

“Os retrocessos nos direitos sociais e trabalhistas e, sobretudo, e a tentativa deliberada de desmontar todas as políticas públicas, atingem toda a sociedade, mas prejudicam, de forma mais intensa a população mais pobre e negra, pois é esta parcela que mais acessa e mais depende dos serviços públicos”, lamentou a vice-presidente do CRESS Sergipe, Heloísa Joana dos Santos.

“A frase impactante de Conceição Evaristo nos remete à tentativa extermínio da população negra, seja pela violência, seja pela miséria, seja pela paralisação das organizações sociais. Mas, muito mais que isso, a frase nos remete à resistência do povo negro. E este foi o tom das análises que permearam nosso encontro”, completou a conselheira Diléa Lucas de Carvalho.

A temática principal do encontro deu o tom da mesa de abertura – que contou com representações do CRESS PE, do CFESS, ENESSO, ABEPSS, DSS UFPE – e da Mesa de Conjuntura do encontro, da qual fizeram parte a assistente social e professora do DSS da UFPE, Evelyne Medeiros Pereira e o assistente social e coordenador do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST), Rodrigo Rafael.

Os palestrantes fizeram a análise do cenário político e social do país e do nordeste, ressaltando o retrocesso no campo da garantia de direitos, e das políticas públicas e, sobretudo os desafios da resistência do conjunto CFESS-CRESS, da categoria e dos movimentos sociais frente a este cenário.

Programação

Muito vasta, a programação do evento incluiu o Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs), com o objetivo de avaliar a atuação desta comissão, que desempenha papel fundamental no exercício da função precípua dos regionais: orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social. Durante o fórum, foram apresentados os Fluxos da Fiscalização, sistematizados pelo CRESS de Pernambuco.

Já o Fórum de Inscrição, realizado simultaneamente, ao Fórum das COFIS, debateu os fluxos e processos de inscrição no âmbito do conjunto CFESS/CRESS e contou com a apresentação do relatório do GT Nacional sobre os Cursos de Extensão, que teve o CRESS-PE como representante da região Nordeste.

O segundo dia de encontro foi dedicado à avaliação da atuação dos conselhos por estado, considerando as ações desenvolvidas nos eixos estratégicos e os desafios a serem cumpridos. Proposta Orçamentária, Plano de Metas e Centro de Custos foram alguns temas abordados durante o debate. A conselheira e vice-presidente do CRESS Sergipe, Heloísa Joana dos Santos, compartilhou com a realidade do regional de Sergipe, apontando avanços e desafios que permeiam o fazer do conselho.

Além de avaliar, o encontro planejou ações políticas e administrativas para o conjunto. Neste sentido, cada estado apresentou propostas de ações e encaminhamentos que serão levados para o encontro nacional, que será realizado em setembro deste ano, em Belém/PA. “A ideia é que o encontro nacional reúna não apenas as pautas prioritárias para a nossa categoria, mas que ele possa refletir a diversidade de cada uma das regiões de nosso país”, apontou Heloísa.

Cultura é resistência

O tema do encontro, margeado pela resistência do povo negro foi refletido nas apresentações culturais que animaram o evento. Coletivo de Dança Agotimé, o grupo de hip hop Femigang, e banda Samba do Canjerê resgataram a cultura, a força e a expressão do nordeste, em especial do povo negro.

Sergipe sediará próximo encontro

Sergipe foi o estado escolhido para sediar o XXIX Encontro Descentralizado Região Nordeste do Conjunto CFESS/CRESS, que será realizado em 2019. A previsão é de que o evento aconteça em julho do ano que vem.

* Fotos: Paulo Lago (Ascom CRESS PE) e Helenilton Dantas