Grupo de Trabalho (GT) da Anuidade realiza reunião virtual

A equipe que compõe o Grupo de Trabalho (GT) da Anuidade do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), promoveu na última quarta-feira, 30, uma reunião virtual para discutir as receitas e despesas do CRESS-SE, valores de anuidade de outros conselhos e as estratégias para o combate à inadimplência.

De acordo com a assistente social do IFS/Campus Lagarto, Ana Paula Leite Nascimento, que integra o GT da Anuidade, foram realizados na reunião os repasses dos trabalhos e das propostas dos subgrupos: Inadimplência (que se reuniram no dia 11/09); Anuidade (reunião em 12/09); e Orçamento (reunião no dia 16/09). “Estamos analisando cuidadosamente o estudo feito por cada subgrupo, com vistas a indicarmos para a Diretoria do CRESS/SE ações permanentes e atividades a serem desenvolvidas, a exemplo de campanhas educativas, diálogos com instituições empregadoras, intensificação das orientações e da fiscalização do exercício profissional, políticas de combate à inadimplência, levantamento do perfil das/os inadimplentes, ações sistemáticas de negociação de débitos, entre outras proposituras”, afirmou.

O assistente social, professor e pesquisador, Everton Melo, que também integra o grupo, destacou alguns pontos discutidos. “Tivemos uma compreensão da totalidade de despesas do Conselho e verificamos que as maiores despesas se referem a gastos com pessoal e encargos sociais. Além disso, traçamos alguns pontos de reflexão sobre formas de combate à inadimplência em Sergipe, tendo em vista que, em 2017, tivemos 70,07% de inadimplentes e, em 2018 e 2019, 48,97%, segundo os dados do CRESS-SE. Nesse sentido, temos um desafio, enquanto base juntamente com a gestão, de pensar ações que mudem este cenário e fortaleça a nossa entidade”, explicou.

Também participaram da reunião as integrantes do GT da Anuidade: Dora Rosa, presidente do CRESS/SE; Karen Santana, assistente social da Secretaria de Estado de Inclusão e Assistência Social; e Vera Núbia Santos, docente da UFS.

O Grupo é composto por membros da base e da direção do Regional, tendo como objetivo a realização do estudo técnico de caráter administrativo, financeiro e jurídico para dar subsídios para definição dos valores referente à anuidade, em consonância com o que preconiza o Conjunto CFESS/CRESS, submetendo os seus resultados para análise e apreciação dos/as assistentes sociais em reunião online com a categoria, sem caráter deliberativo, ao final do ano de 2020.