Plenária ampliada aprova modalidade online para votação do Conjunto CFESS CRESS

A partir da próxima eleição do Conjunto CFESS-CRESS, será adotada a modalidade online para a escolha das gestões dos CRESS e do Conselho do CFESS. A decisão foi tomada, após ampla discussão, na última quinta-feira, 06, durante a Plenária Nacional Ampliada especificamente convocada para esse fim, nos termos do Estatuto do Conjunto.

A plenária foi realizada no dia que antecedeu o Encontro Nacional do |Conjunto CFESS-CRESS, em Porto Alegre (RS). O CRESS Sergipe esteve presente na plenária, representado pela conselheira-presidente Joana Rita Monteiro Gama.

O debate acerca da possibilidade da adoção do voto online teve início durante o 46o. Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS, realizado no ano passado, que deliberou a realização de “estudos colaborativos sobre a viabilidade do voto online”.

De acordo com o CFESS, a mudança não irá afetar a transparência e a democracia interna do processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS. Ao contrário, o objetivo é ampliar a participação e minimizar os custos financeiros com as eleições do conjunto. Após a aprovação, foram debatidas e deliberadas algumas mudanças do Código Eleitoral do conjunto CFESS CRESS para que este pudesse se adequar à nova modalidade de voto.

Mantida a data de posse das novas gestões

Outro aspecto debatido durante a Plenária Ampliada, foi a possibilidade de alterar a data da posse das gestões eleitas do dia 15 de maio – como acontece hoje – para o dia 1o. de janeiro, considerando que esta é a data do início do ano fiscal. Após muito debate, os presentes deliberaram pela manutenção da data da posse no dia 15 de maio, Dia do/a Assistente Social considerando, entre outros aspectos, a simbologia da data.

Por fim, a assessoria jurídica do CFESS apresentou propostas com o objetivo de aprimorar o debate ético, sobretudo no que diz respeito à transição, de modo a não prejudicar as novas gestões tanto do ponto de vista financeiro, quanto político.

Comunicação

O CRESS Sergipe também esteve presente no 5ª edição do Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, também realizado pelo Conjunto CFESS-CRESS na cidade de Porto Alegre (RS), na última quinta-feira, 06. Nosso estado foi representado por Auxiliadora Rosa, assistente social da base, eleita durante a última Assembleia Geral da categoria.

Os principais temas debatidos no Seminário foram o Marco Civil da Internet, a neutralidade da rede e os impactos nos direitos da população, considerando as recentes alterações realizadas na legislação brasileira sobre internet e dados pessoais. Quem conduziu o debate foi a jornalista Marina Pita, que atua no Instituto Alana e é membro do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, juntamente com a coordenadora da comissão de comunicação do CFESS, Lylia Rojas.

Após a apresentação de um histórico do surgimento da internet, a jornalista alertou sobre a necessidade de se entender como a indústria que controla a internet e a produção de conteúdos nesta plataforma é guiada por viés ideológico, e como as empresas detém controle financeiro e cultural sobre os diversos espaços a nível mundial”, destacou Dora Rosa, chamando a atenção ainda para aspectos como a privacidade dos dados dos usuários, que na maior parte da vezes não é respeitada.

O seminário também chamou a atenção para a a importância dos Conselhos Regionais investirem no campo da comunicação, especialmente nas mídias sociais. “Este é um espaço onde se disputa a consciência da população. O conjunto CFESS/CRESS tem como princípios fundamentais a democracia e a liberdade, e essas ideias tem que chegar ao assistente social e ao usuário, e o meio para isso é a comunicação”, destacou Dora Rosa.