Primeira reunião de Pleno do CRESS Sergipe aponta para reorganização do regional

Foi com muita motivação que a nova direção do CRESS Sergipe realizou sua primeira Reunião de Pleno, na noite desta sexta-feira, 22. Por meio de plataforma de conversação online, os novos conselheiros discutiram os primeiros passos a serem adotados no regional, em especial no que diz respeito à organização administrativa e política da instituição.

Uma das pautas debatidas foi a recomposição e a escolha dos novos coordenadores das comissões do CRESS Sergipe: Políticas Públicas; Fiscalização; Administrativo e Financeiro; Ética e Direitos Humanos; Formação Profissional; Inscrição e Registro Profissional; e Comunicação.

“As comissões do CRESS Sergipe representam a forma mais direta dos profissionais contribuírem com o cotidiano do conselho, pois são abertas à participação dos colegas assistentes sociais da base”, destacou a presidente do regional, Maria Auxiliadora de Oliveira Horlacher, explicando que as comissões auxiliam a direção do conselho na análise, formulação e encaminhamento de demandas administrativas, éticas, financeiras e profissionais.

Os conselheiros avaliaram e indicaram também profissionais da direção e da base para representar o regional em espaços de articulação e incidência política, a exemplo dos conselhos de políticas públicas e coletivos.

“As indicações e avaliações dos nomes se deram de forma coletiva e pautadas no comprometimento ético-político da nossa profissão. Conta com profissionais da gestão e da base que têm experiência com determinadas bandeiras de luta da nossa profissão para oficializar o convite e indicar estes profissionais para compor os espaços de articulação e incidência nos quais o CRESS tem representação”, destacou a conselheira Izabel Almeida, nova coordenadora da Comissão de Políticas Públicas do CRESS Sergipe.

“Esperamos contar com a participação ativa dos assistentes sociais da base para realizarmos uma gestão verdadeiramente participativa, coletiva e dinâmica”, apontou a presidente do regional.

Comunicação

Outro assunto debatido diz respeito à comunicação do Regional. Após a indicação da leitura da Política de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS – documento que norteia os princípios éticos e bandeiras de luta referente à pasta – a todos/as os/as conselheiros/as, a presidente do regional, Auxiliadora Rosa, destacou a relevância do tema.

“A nova gestão deseja estar mais próxima, mais atenta e mais eficaz na identificação das demandas da base, nos encaminhamentos e, consequentemente, na divulgação das nossas ações. E neste sentido, a comunicação é instrumento fundamental para aproximar a nova gestão da base”, completou Felipe Pereira de Oliveira, conselheiro e coordenador da Comissão de Comunicação do CRESS Sergipe.

Os conselheiros discutiram ainda alguns encaminhamentos para aprimorar os canais de comunicação do regional, bem como de melhorar o fluxo de informação interna e externa, por meio de processos de trabalho mais objetivos e eficientes.

Composição das Comissões

Confira abaixo como ficou a composição das Comissões do Regional:

1- Administrativo e Financeiro

Coordenadora: MARIA AUXILIADORA DE OLIVEIRA ROSA HORLACHER (presidente)
JOANA RITA MONTEIRO GAMA (Vice-Presidente)
HELOÍSA JOANA DOS SANTOS (1ª Tesoureira)
WALLISON HIPÓLITO DE MEIRA (2º tesoureiro)
ROBERTA SANTOS CRUZ (1ª secretária)
HELENILTON DANTAS MARTINS (Conselho Fiscal)

2- Ética e Direitos Humanos

Coordenadora: INDIANA VIEIRA SANTOS COSTA (Suplente)
FELIPE PEREIRA DE OLIVEIRA (2º secretário)