Terceiro módulo do curso Ética em Movimento debate Direitos Humanos

02

Mais um módulo do curso “Ética em Movimento” foi realizado nesta quinta-feira, 03, pelos Conselhos Federal Regional de Serviço Social (CFESS/CRESS). O curso, cujo objetivo principal é contribuir com a reflexão e qualificar a intervenção ético-política do assistente social, acontece todas as quintas, até o dia 10 de setembro, e tem como público-alvo 30 profissionais e estudantes de Serviço Social.

A cada encontro, um novo tema é debatido no curso. Neste terceiro e penúltimo módulo, o assunto principal é “Ética e Direitos Humanos”. O tema foi ministrado pela docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Vera Núbia Santos. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Vera é professora do quadro efetivo da UFS, em nível de graduação e pós-graduação, onde desenvolve pesquisas sobre condições de trabalho de assistentes sociais, Arte e Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social e Política Social.

c32

A docente explica que a proposta deste módulo é debater os as várias dimensões dos direitos humanos, fazendo uma ponte entre os conceitos e sua aplicação no exercício da profissão. “A discussão foi feita em torno da concepção e das características dos Direitos Humanos, mas principalmente de como esses direitos permeiam nossa atuação profissional cotidiana”, contou Vera, apontando que tráfico de pessoas, trabalho infantil, sexualidade e identidade de gênero, intolerância religiosa foram alguns dos temas abordados durante o módulo.

Ela destacou que Direitos Humanos é um tema que entrou no “Ética em Movimento” após o projeto ter iniciado. “Isso se deu em razão da necessidade de vinculação direta entre o projeto de profissão do serviço social brasileiro e a defesa dos direitos humanos”. Para ela, o grande desafio dos/das profissionais do Serviço Social é a apropriação do significado de Direitos Humanos, bem como do arcabouço legal que dá legitimidade a esses direitos. “É preciso estar atento ao aparato legal que dá sustentação a estes direitos em nosso país”, sugeriu.

Vera Núbia contou ainda que, como parte das atividades do módulo, os educandos participaram do ato público que integra o Dia de Luta em Defesa da Profissão do Serviço Social e das Políticas Públicas, realizado justamente no dia das atividades do projeto “Ética em Movimento” em Sergipe, 03 de setembro. “A dimensão do trabalho também é inerente à defesa da classe trabalhadora. Então, nada mais justo que nos somar ao ato do CRESS e do Sindasse em defesa da profissão”, finalizou.

História

O curso integra o projeto “Ética em Movimento”, nascido há 16 anos, durante o 28o. Encontro do conjunto CFESS CRESS. O que motivou a criação do projeto foi a necessidade de unificar o discurso dos profissionais do Serviço Social no que diz respeito à perspectiva teórico, técnica e política do conceito de ética profissional, explica assistente social, que é docente da UFS e UNIT, Clara Angélica, que também é conselheira do CRESS/SE.