Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Terceiro módulo do curso Ética em Movimento debate Direitos Humanos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

02

Mais um módulo do curso “Ética em Movimento” foi realizado nesta quinta-feira, 03, pelos Conselhos Federal Regional de Serviço Social (CFESS/CRESS). O curso, cujo objetivo principal é contribuir com a reflexão e qualificar a intervenção ético-política do assistente social, acontece todas as quintas, até o dia 10 de setembro, e tem como público-alvo 30 profissionais e estudantes de Serviço Social.

A cada encontro, um novo tema é debatido no curso. Neste terceiro e penúltimo módulo, o assunto principal é “Ética e Direitos Humanos”. O tema foi ministrado pela docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Vera Núbia Santos. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Vera é professora do quadro efetivo da UFS, em nível de graduação e pós-graduação, onde desenvolve pesquisas sobre condições de trabalho de assistentes sociais, Arte e Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social e Política Social.

c32

A docente explica que a proposta deste módulo é debater os as várias dimensões dos direitos humanos, fazendo uma ponte entre os conceitos e sua aplicação no exercício da profissão. “A discussão foi feita em torno da concepção e das características dos Direitos Humanos, mas principalmente de como esses direitos permeiam nossa atuação profissional cotidiana”, contou Vera, apontando que tráfico de pessoas, trabalho infantil, sexualidade e identidade de gênero, intolerância religiosa foram alguns dos temas abordados durante o módulo.

Ela destacou que Direitos Humanos é um tema que entrou no “Ética em Movimento” após o projeto ter iniciado. “Isso se deu em razão da necessidade de vinculação direta entre o projeto de profissão do serviço social brasileiro e a defesa dos direitos humanos”. Para ela, o grande desafio dos/das profissionais do Serviço Social é a apropriação do significado de Direitos Humanos, bem como do arcabouço legal que dá legitimidade a esses direitos. “É preciso estar atento ao aparato legal que dá sustentação a estes direitos em nosso país”, sugeriu.

Vera Núbia contou ainda que, como parte das atividades do módulo, os educandos participaram do ato público que integra o Dia de Luta em Defesa da Profissão do Serviço Social e das Políticas Públicas, realizado justamente no dia das atividades do projeto “Ética em Movimento” em Sergipe, 03 de setembro. “A dimensão do trabalho também é inerente à defesa da classe trabalhadora. Então, nada mais justo que nos somar ao ato do CRESS e do Sindasse em defesa da profissão”, finalizou.

História

O curso integra o projeto “Ética em Movimento”, nascido há 16 anos, durante o 28o. Encontro do conjunto CFESS CRESS. O que motivou a criação do projeto foi a necessidade de unificar o discurso dos profissionais do Serviço Social no que diz respeito à perspectiva teórico, técnica e política do conceito de ética profissional, explica assistente social, que é docente da UFS e UNIT, Clara Angélica, que também é conselheira do CRESS/SE.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br