Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Semana da Acessibilidade debate direitos da pessoa com deficiência

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Na útima quinta, 23, dentro da programação da 4º Semana da Acessibilidade, sociedade civil, profissionais da educação e da saúde, representantes de órgãos públicos e empresas privadas tiveram a oportunidade de discutir o acesso da pessoa com deficiência aos serviços de saúde, à educação profissionalizante e ao mercado de trabalho. Os debates aconteceram durante todo o dia no auditório da Faculdade Pio Décimo.

clique para ampliar

Foto: Maria Odília

Na primeira palestra foram discutidos os conceitos de saúde, acessibilidade e educação para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física. “Esse debate é importante porque, em muitos casos, os educadores acabam dando muita importância à questão da doença, e esse não pode ser o foco da discussão. É necessário considerar as diferenças com a perspectiva de superar a condição limitante de cada pessoa para que ela consiga ser incluída no contexto social”, declarou a vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Mare Santos da Rocha.  

A Semana da Acessibilidade segue até o próximo dia desperta na sociedade a preocupação com a garantia do cumprimento da política de inclusão.

“A garantia de ir e vir a todos os cidadãos é um compromisso com a melhoria da qualidade de vida. Para que a sociedade e escolas sejam inclusivas é preciso oferecer acessibilidade. Se adequar às leis é uma obrigação, mas é de fundamental importância respeitar a dignidade humana. Isso não é concessão, é um direito”, defendeu a professora Ana Azevedo.

Políticas Públicas

Durante a tarde, a programação seguiu com a elaboração de trabalhos em grupos. “O objetivo é promover, entre os participantes das discussões, o desenvolvimento de propostas de políticas públicas para garantir a acessibilidade no nosso estado”, explicou a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gorette Medeiros.

“Graças ao esforço e à dedicação para a realização desse evento, já podemos dizer que a expectativa foi superada. A cada ano, como um trabalho de formiguinha, constatamos uma maior participação de diversos setores da sociedade. Esse é um sinal de que estamos avançando na conscientização e na construção de um mundo sem barreiras e com livre acesso à cidadania”, declarou Gorette Medeiros.

Programação

A programação da 4ª Semana da Acessibilidade foi aberta no último dia 21 com a Caminhada da Superação. Após a realização de uma série de debates, palestras e mesas-redondas, as atividades serão encerradas nesta sexta, 24, quando pessoas com deficiência poderão participar de atividades esportivas no Ginásio Constâncio Vieira.

Fonte: PMA

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br