Seminário debate assistência estudantil em Sergipe

No momento de restrições de direitos e de ameaça às instituições públicas e políticas públicas, assistentes sociais debaterão sobre educação pública e política de assistência estudantil, durante o Seminário de Educação e Assistência Estudantil.  O evento acontece no próximo dia 18 de dezembro, às 8h, no Auditório da Reitoria da UFS.

O evento é resultado da articulação das/os assistentes sociais que trabalham na educação após a participação no Seminário Nacional sobre o trabalho de assistentes sociais na assistência estudantil, realizado pelo Conselho Federal de Serviço Social. O CRESS Sergipe apoia a realização do encontro e participa do evento, na mesa de abertura.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/extensao/areaInternaCursosEventosExtensao.jsf Estão aptos participar assistentes sociais, psicólogas/os, pedagogas/os, estudantes, docentes e pesquisadoras/es, além de técnicas/os dá área de saúde, de assuntos educacionais e administrativas/os.

A programação contará com a mesa redonda “Socialização de experiências do trabalho realizado por profissionais que trabalham na Assistência Estudantil e de experiências vivenciadas por estudantes que acessam as ações de Assistência Estudantil” e com a conferência: “O desmonte da Educação pública e o avanço do conservadorismo no Brasil”.

Durante o encontro, serão lançadas quatro obras: a Coletânea “Serviço Social, Estado e Políticas Sociais: reflexões e práxis face à barbárie do capital e reprodução do ideário conservador” – organizada por Ana Paula Leite Nascimento e Fábio dos Santos; o livro “Universidade e heteronomia cultural no capitalismo dependente: um estudo a partir de Florestan Fernandes” (Roberto Leher); o Livro “Congresso da virada e o Serviço Social hoje: reação conservadora, novas tensões e resistências”, Organizado por Maria Liduína de Oliveira e Silva, e o livro “Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública”, também de Roberto Leher.

A programação inclui ainda apresentações Culturais do Coletivo (Re)Existir e do Low Bras (UFS), além da construção de uma agenda conjunta de fortalecimento da Assistência Estudantil em Sergipe.

Passo a passo para a inscrição:

1. Entre pelo link: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/extensao/areaInternaCursosEventosExtensao.jsf

2. Coloque o nome do evento em “Título da Ação”: ” Seminário de Educação e Assistência Estudantil”. Em seguida, ao localizar o evento, clica na lupinha.

3. Você será encaminhado para os dados do evento. Lá embaixo, no final da tela, você vai clicar em “Clique aqui para fazer a sua inscrição”.

4. Caso você não tenha cadastro no Sigaa da UFS, deverá clicar na opção ”Ainda não possuo cadastro!”

5. Preencha o formulário de cadastro e, em seguida, clique em “cadastrar”. Aguarde a informação do cadastro chegar em seu e-mail.

6. Após confirmado, recebendo o e-mail, clique no link que vai validar seu cadastro.

Pronto! Você já estará cadastrado.

7. Para efetuar sua inscrição, deverá entrar com seu E-mail e senha, depois clicar em “Entrar”.

8. Você entrou no sistema Sigaa/UFS. Vá no lado superior esquerdo e clique em “Cursos e Eventos Abertos”. Localize o evento na relação de eventos apresentados. Clique na setinha verde correspondente ao evento. Em seguida, em baixo da tela, clicará em “Confirmar Inscrição”. Pronto! Sua inscrição está feita!!

Confira a programação completa:

08h Apresentação do Seminário Mesa de Abertura:

Convidadas/os: Representante institucional da UFS, CODAP, DSS, PROSS, CRESS/SE, SINTUFS, SINASEFE, ADUFS, representantes do movimento estudantil.

Apresentação Cultural: Coletivo (Re)Existir.

9h Mesa Redonda sobre Assistência Estudantil

Andréa Moreira Batista (Assistente Social da UFS, Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente).

João Paulo Machado Feitoza (Psicólogo da UFS, Mestre em Psicologia Social).

Nelly Monteiro Resende Silva (Pedagoga/Técnica em Assuntos Educacionais da UFS, Mestra em Educação).

Luiz Felipe Santos da Silva (Estudante do curso de Ciências Econômicas da UFS, Presidente do DCE/UFS).

11h Aprovação de encaminhamentos e construção da agenda de novas ações de fortalecimento da Assistência Estudantil em Sergipe.

12h às 14h Intervalo

14h Conferência: “O desmonte da Educação pública e o avanço do conservadorismo no Brasil”

“A decadência do projeto de expansão do ensino superior e o desmonte da educação pública” (Dr. Roberto Leher – Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ, Reitor da UFRJ de 2015 a 2019).

“Ainda falta muito para que negras e negros sejam maioria no ensino superior. Como enfrentar o racismo e o conservadorismo no Brasil?”

(Dra. Josiane Soares Santos – Presidenta do CFESS, Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFS).

15h30 Debate

17h Lançamento de livros

Livro “Serviço Social, Estado e Políticas Sociais: reflexões e práxis face à barbárie do capital e reprodução do ideário conservador” (Organizado por Ana Paula Leite Nascimento e Fábio dos Santos).

Livro “Universidade e heteronomia cultural no capitalismo dependente: um estudo a partir de Florestan Fernandes” (Roberto Leher).

Livro “Congresso da virada e o Serviço Social hoje: reação conservadora, novas tensões e resistências” (Organizado por Maria Liduína de Oliveira e Silva).

Livro “Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública” (Roberto Leher). Local: Hall da Reitoria Apresentação Cultural: Low Bras (UFS)