Seminário debaterá papel dos trabalhadores/as na resistência ao desmonte do SUAS

Diante do cenário de desfinanciamento e desmonte de todas as políticas públicas, em especial do Sistema Único de Assistência Social, a Frente Estadual em Defesa do SUAS realiza no dia 26 de março o Seminário “Desafios da implementação do SUAS  em Tempos de Golpe”. O evento acontece das 8h às 18h no auditório da didática VI da UFS.

A proposta é criar um espaço de debates acerca do desmonte que vem vivenciando SUAS, e os rebatimentos para os trabalhadores desta política e para seus usuários, bem como pensar coletivamente quais são as contribuições que podem ser dadas pelos trabalhadores e trabalhadoras que operacionalizam esta política em seu fazer profissional na resistência ao desmonte desta importante política pública.

O conselheiro do CRESS Sergipe, entidade que integra a Frente, Jonathan Rabelo Maia, explica que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um modelo mais articulado de política voltada para a assistência social que o país já teve, servindo inclusive como referência para diversos países do mundo. “Além disso, o SUAS construído com muita luta dos assistentes sociais e de outras categorias de trabalhadores”, avaliou Jonathan.

Para ele, com a política neoliberal do Governo Golpista e o consequente desmonte do SUAS, quem está sendo mais prejudicado é justamente a parcela da população mais vulnerável. “A destruição do SUAS ataca justamente quem já teve uma série de direitos violados: é a população em situação de rua ou que está sendo acolhida, são crianças e adolescentes em situação de risco, pessoas idosas e com deficiência, mulheres em situação de violência, população LGBT, adolescentes em conflito com a lei, entre outras parcelas da população que necessitam de atenção especializada”, lamentou.

“São mais de 30 milhões de famílias referenciadas nos mais de 8 mil Centros de Referência de Assistência Social e Centros Especializados de Assistência Social prejudicadas diretamente”, completou Jonathan, que que atua profissionalmente na política de assistência social.

“O seminário será um espaço de aglutinação de forças para enfrentar este cenário nefasto que o SUAS vem enfrentando, resumiu o conselheiro do CRESS Sergipe André Dória, destacando ainda que no cenário de ataques à concepção de estado de bem estar social, o SUAS é provavelmente a política mais prejudicada, pois teve seu orçamento cortado em 98% para este ano.

Inscrições

Para participar do evento, é preciso se inscrever. Para isto, basta fazer o download da ficha de inscrição no site do CRESS/SE <www.cress-se.org.br>, preencher a ficha e enviar para o e-mail seminariosuas2018@gmail.com.  A inscrição será considerada válida após a confirmação, via e-mail, da organização do evento.

Serão disponibilizadas 30 vagas para cada oficina. Caso o profissional ou estudantes escolha uma oficina cujo limite de vagas que já tenha sido preenchido, ele será remanejado pela organização do seminário para outra oficina. Será disponibilizado certificado de 8h para os participantes.

Faça o download da ficha de inscrição AQUI

Frente
A frente é um grupo de entidades e movimentos que tem se organizado para lutar contra o desfinanciamento, o desmonte do SUAS a retirada de direitos sociais. Atualmente, compõem a Frente o Conselho Regional de Serviço Social  (CRESS), Conselho Regional de Psicologia (CRP), Sindicato dos Psicólogos  do estado de Sergipe (SINDPSI), Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (SINDASSE), Sindicato dos trabalhadores de socioeducação do estado de Sergipe (SINTS), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal do Estado de Sergipe (FETAM), Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS) e a Frente Parlamentar de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Confira a programação do evento:

8h às 9h – Credenciamento

8:30 – Abertura

9:30h – Palestra: “Os desafios da implementação da política de Assistência social em tempos de golpe e o papel dos/as trabalhadores/as”

Eixos 01: Análise de conjuntura
Palestrante: Prof. Rubens Marques  – representante da Frente Brasil

Eixo 02: O papel  dos/as trabalhadores/as na Política de Assistência Social
Palestrante: Jucimeri Silveira, Prof° Dr° da PUC/PR
Debatedora: Itanamara Guedes, Presidenta da Fetam/Se

11h:  Debate

12:30h:  intervalo para o almoço

14h: Oficinas (simultâneas)

Opção 1:  Avanços e desafios do fazer profissional dos/as trabalhadores/as de Serviço Social no SUAS

Opção 2: Avanços e desafios do fazer profissional dos/as trabalhadores/as da Psicologia no SUAS.

Opção 3:  Avanços e desafios  do fazer profissional dos/as trabalhadores/as de nível médio no SUAS