Atendimento

segunda à sexta – das 7h às 13h

Seminário Regional de Comunicação dos Cress Nordeste discute democratização dos meios de comunicação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Telegram

Seminário Regional de Comunicação reuniu assessores de comunicação e conselheiros/as membros das Comissões de Comunicação dos Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress) de todo o Nordeste, na quinta-feira (11), o evento fez parte da programação do XXII Encontro Regional Descentralizado Nordeste, no hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza/CE.

O tema central do seminário foi a palestra “Democratização dos meios de comunicação na perspectiva dos movimentos sociais”, com os palestrantes Edgard Patrício (Catavento Comunicação e Educação), Rafael Mesquita (Comitê pela Democratização da Comunicação – FNDC) e o advogado Jairo Ponte (RENAP), como coordenador da mesa o Assessor de Comunicação do CRESS/CE, Allan Diniz.

Com o objetivo de problematizar e contextualizar a discussão da democratização da comunicação no Brasil, envolvendo questões como a participação dos movimentos sociais e a inclusão das mídias digitais como ferramenta de participação social.

Edgard Patrício falou sobre a relação entre comunicação e educação, ambas como diálogo e encontro de sujeitos interlocutores, embasou sua fala fazendo uma contextualizada relação com a Política Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS.

O jornalista Rafael Mesquita fez um panorama da atuação do FNDC, e as bandeiras de luta da entidade, relembrou a participação do fórum nas conferências municipais, estaduais e nacional de comunicação e das conquistas e desafios atuais. “Precisamos de políticas públicas de comunicação como algo efetivo”, disse.

O advogado Jairo Ponte, que atua na Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares no CE, falou sobre os significados da democracia, a regulação dos meios de comunicação e a estrutura de comunicação encontrada hoje no Brasil, totalmente ligada ao lucro. “O conselho precisa ser contra-hegemônico”, destacou. “A maioria das pessoas, por exemplo, quer a redução da maioridade penal ou da pena de morte, e precisamos nos contrapor a isso”.

No segundo momento do evento, ocorreu um espaço para a socialização das assessorias e/ou comissão de comunicação dos CRESS Nordeste. A Conselheira do CRESS/SE e membro da Comissão de Comissão, Clouse Marinho, apresentou todos os avanços, limites e desafios da Comunicação em nosso Regional 18ª Região.

Em seguida, o seminário proporcionou uma discussão de três eixos temáticos: mídias digitais e estratégias de comunicação, a perspectiva social no relacionamento com a imprensa e a política institucional do CFESS/CRESS na perspectiva dos movimentos sociais. Este espaço contou com a participação da jornalista cearense Ivna Girão (coordenando o debate e sistematizando as informações e propostas), além do assessor do Cress/CE, Allan Diniz, e a Conselheira Presidente do CFESS, Sâmya Rodrigues.

Finalizando o evento, Sâmya Rodrigues solicitou à Assessoria de Comunicação do CRESS/CE que os resultados das discussões sejam encaminhados para o CFESS, para que o conteúdo dê subsídios para a organização do III Encontro Nacional de Comunicação 2013, que ocorrerá, no mês de setembro, em Recife/PE, onde serão votadas propostas e diretrizes da política do conjunto para a temática.

Deixe uma resposta

Arquivos de publicações

Notícias recentes

CRESS-SE

Contatos

(79) 3211-4991 ou (79) 3214-3487
Atendimento: segunda à sexta – das 7h às 13h

INSCRIÇÕES E REGISTROS:
E-mail: cressse18@gmail.com

TESOURARIA / ADMINISTRATIVO:
Tel.: (79) 3025-1132
E-mail: tesouraria.cress.se@gmail.com

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO (COFI)
E-mails: fiscalizacao@cress-se.org.br ou fiscalizacao2@cress-se.org.br

OUVIDORIA:
ouvidoria.cressse@gmail.com

COORDENAÇÃO:
cress-se@cress-se.org.br